Servidores e servidoras celebram inauguração do novo endereço da subsede da Baixada Santista

09/03/2023 - Hélio Batista Barboza
Fundadores do Sindicato, diretores e ativistas se reuniram para lembrar a história do Sintrajud na região e conhecer as modernas instalações

(Fotos: Marcela Mattos)

Com a presença de fundadores do Sintrajud, diretores do Sindicato e ativistas históricos da Baixada Santista, foi inaugurada no último sábado, 4 de março, o novo espaço da subsede.

Além de saborear um coquetel, quem compareceu ao evento teve a oportunidade de conhecer as facilidades e conveniências oferecidas aos associados no Edifício Barão Office, o prédio comercial onde fica a sala que passou a ser o endereço do Sintrajud em Santos.

O local conta com várias salas de reunião, recursos de multimídia, auditório e instalações modernas, que possibilitam à subsede receber a categoria e convidados com mais conforto, segurança e maiores possibilidades de interação (inclusive pela internet).

A sala da subsede está decorada com fotos históricas dos seus 26 anos de existência, retratando as várias lutas da categoria na Baixada Santista ao longo desse período. Além disso, recebeu um quadro doado pelo servidor aposentado e fundador do Sindicato Wanderley Pedro de Oliveira, que homenageou o Coletivo de Mulheres do Sintrajud (veja abaixo).

Diretores e ex-diretores do Sindicato destacaram a trajetória que levou à conquista do novo espaço, desde a constituição da subsede, passando pela instalação da barraca de praia e pelas duas casas alugadas que antecederam o endereço atual. Eles ressaltaram ainda a participação dos servidores e servidoras da Baixada Santista nas lutas da categoria.

“Durante esse período, além dos lutadores e idealizadores, muitos foram se juntando e organizando a trajetória”, lembrou a servidora aposentada da JT Lynira Sardinha, ex-diretora do Sintrajud. “Todos deixaram suas marcas”, acrescentou.

Os ex-diretores Ivo Farias e Adilson Rodrigues recordaram o esforço que fizeram há 26 anos para que o Sintrajud tivesse uma subsede na região. “A inauguração [da subsede], em 29 de novembro de 1996, decorreu da nossa participação na primeira greve da história do Judiciário Federal”, contou Ivo.

“Fizemos o Sindicato acontecer quando não havia estrutura nenhuma, quando as nossas casas serviam como o aparato”, afirmou Adilson Rodrigues. Para o servidor, isso mostra que o fator determinante para a organização da categoria são as pessoas. “Aqui na região tivemos um conjunto de pessoas compromissadas, determinadas e disciplinadas que fizeram a diferença”, salientou.

A aquisição do imóvel que agora abriga a subsede e que passou a fazer parte do patrimônio do Sintrajud foi aprovada em assembleia em novembro do ano passado. “Tive a sensação de estar no meu escritório, e na verdade é isso mesmo: um lugar meu”, disse Rosana Nanartonis, servidora aposentada do TRE.

Ela elogiou a decisão do Sindicato e o conforto do novo espaço. “Pagávamos aluguel de casa e acho que o custo de manutenção de uma casa é maior”, comparou. “Num prédio comercial já temos disponíveis as salas de reunião e a segurança do prédio.”

O novo endereço do Sindicato na Baixada Santista é: Rua Barão de Paranapiacaba, 233, sala 1410.

No vídeo abaixo, a galeria de fotos históricas que cobre uma das paredes da subsede:

“Mãe solo”: homenagem à luta das mulheres

A imagem de duas mulheres sem rosto num cenário desértico, segurando crianças de colo, compõe o quadro doado à subsede pelo servidor aposentado da JT Wanderley Pedro de Oliveira, um dos fundadores do Sintrajud.

Segundo Wanderley, a obra data de 1985, foi adquirida numa loja de antiguidades e é de autoria de uma aluna de Tarsila do Amaral. Ele batizou o quadro de “Mãe solo” e disse que a doação é também uma homenagem ao Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis.

“Quantas mães estão sofrendo nesse momento? Quantos feminicídios estão ocorrendo hoje? Esse quadro conta essa história”, disse Wanderley.