JFSP: Beneficiários dos planos da Seguros Unimed terão isenção em novembro


12/11/2024 - Gisele Pereira e Luciana Araujo
Sindicato permanece em luta na defesa do reajuste do auxílio-saúde e defende a isonomia no tratamento a toda categoria.

A diretora do Sindicato e oficiala de justiça Ana Silvia Poço em ato por mais verbas para a assistência médica e odontológica para os servidores, no ano passado, em frente ao TRF-3 (Foto: Kit Gaion)

No último dia 05 de novembro os servidores da Justiça Federal de primeiro grau na Terceira Região foram positivamente surpreendidos com o anúncio de que não haverá desconto referente ao auxílio-saúde nos contracheques deste mês de novembro. A boa nova, por enquanto, vale apenas para os colegas da primeira instância, na capital e outras 15 cidades atendidas pelos planos Versátil e Dinâmico oferecidos pela Seguros Unimed.

Há anos, a redução do impacto dos custos com assistência em saúde vem sendo cobrada pelo Sindicato, assim como a maior participação dos tribunais no custeio do benefício. Estudos do economista Washington Moura mostraram que havia margem orçamentária no Poder Judiciário da União para incrementar a destinação para benefícios sociais e de saúde nos regionais.

A possibilidade de isenção para os usuários dos planos de saúde alcançados decorre de autorização do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o remanejamento orçamentario e suplementações ocorridas em abril e agosto deste ano, além da evolução da execução do orçamento. 

“Depois de muita luta em defesa de mais verbas para a assistência à saúde dos servidores e servidoras, junto às administrações regionais e ao CJF, conseguimos esse avanço. Mas cabe ainda aumentar o auxílio-saude e melhorar o atendimento da rede. Seguiremos nessa luta”, aponta o dirigente do Sindicato e servidor do TRF-3 Cléber Borges Aguiar.

O Sintrajud também seguirá atuando para assegurar isonomia de tratamento aos servidores lotados no Tribunal, buscando a isenção para esses colegas que são parte do mesmo pacote de serviços contratados pelo Regional. No ano passado, a mobilização conquistou a devolução de valores descontados dos trabalhadores e trabalhadoras para financiar os planos (leia aqui).

Segundo ato por mais verbas para a assistência em saúde na Terceira Região, em agosto de 2023 (Kit Gaion).

 

Ato por mais verbas para a assistência em saúde, em julho de 2023 (Kit Gaion).

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM