JF/Americana fecha após denúncias do Sindicato por casos de covid

14/12/2020 - Luciana Araujo
Na sexta-feira, diretora do administrativo da unidade faleceu; outros dois colegas testaram positivo e três aguardam resultado de testes.

No início da tarde desta segunda-feira (14 de dezembro), a administração do Fórum da Justiça Federal em Americana informou que a Diretoria do Foro “determinou o fechamento deste Fórum Federal para desinfecção”. Desde a última sexta (11) o Sintrajud vem atuando para que o fórum fechasse, em virtude da confirmação de três casos positivos para o novo coronavírus entre servidores – sendo que um deles levou à morte da colega Cristina Motta Galvão, diretora do Núcleo Administrativo local, na madrugada daquele dia. O Sindicato chegou a divulgar manifestação de repúdio e a se reunir presencialmente com o diretor da unidade judiciária, juiz federal Fletcher Eduardo Penteado, que manteve o fórum aberto mesmo após a morte da servidora.

Nesta segunda, a Direção de Secretaria da 34ª subseção entrou em contato com o Sintrajud por e-mail informando que fora solicitada no fim da sexta-feira avaliação da Diretoria do Foro da Seção Judiciária de São Paulo sobre o fechamento do fórum. Não deveria ter sido necessária a intervenção do Sindicato para decisão tão óbvia, mas diante da paralisia da administração daquela unidade, a direção da entidade seguiu insistindo na demanda.

A administração local, no entanto, persistia no erro. O Fórum amanheceu com um aviso informando que “por razões de caráter sanitário, a manutenção da abertura deste fórum está sob consulta junto à Direção do Foro em São Paulo” e que “restringimos ainda mais as regras de funcionamento presencial”, com a subseção aberta.

Nesta segunda mais uma servidora pediu afastamento das atividades por apresentar sintomas da doença provocada pela pandemia que já matou mais de 180 mil brasileiros e brasileiras. A colega ainda aguarda o resultado de testes, mas com esse caso já são seis notificações de contágio ou suspeita do novo coronavírus na JF/Americana. Além de Cristina Motta (foto), dois colegas tiveram o diagnóstico confirmado na semana passada, e aguardam resultados de seus testes a servidora afastada hoje e dois vigilantes.

Além do fechamento do fórum, a Diretora da Subsecretaria de Apoio Administrativo registrou que “os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 dos colaboradores terceirizados deverão ser comunicados
imediatamente ao preposto da respectiva contratada, com cópia ao núcleo gestor, para acompanhamento e cobertura do posto por outro profissional”. A Diretoria do Foro também orienta “a verificação da linha de ação no que tange à solicitação de testagem dos servidores e colaboradores terceirizados, com a urgência que o caso requer.”

Foi solicitação do Sindicato, além do fechamento da unidade para desinfecção, a realização de atividades somente em regime de teletrabalho ou remoto e a testagem de todos os trabalhadores do fórum.