Assembleia geral no dia 7 debate luta contra redução salarial e ‘reforma’ administrativa


29/10/2020 - Luciana Araujo
Atividade terá início às 14 horas, no sábado, e vai tratar das deliberações da reunião ampliada da Fenajufe e demais fóruns unitários; condições de trabalho na pandemia também estão na pauta.

Os servidores e servidoras do Judiciário Federal no estado de São Paulo — de todos os ramos e regiões do estado — estão convidados a participar da assembleia geral extraordinária convocada pelo Sintrajud para o próximo dia 7 de novembro (sábado), às 14 horas. A atividade acontecerá pelo Zoom (clique aqui para participar).

A assembleia vai avaliar as mobilizações que vêm acontecendo contra a ‘reforma’ administrativa encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. A atuação do Sintrajud nas articulações unitárias em defesa do serviço público – como o Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado, o Fonasefe (fórum das entidades nacionais do funcionalismo), o Movimento a Serviço do Brasil, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e a Frente Sindical Classista da Baixada Santista – também será pautada, com informes sobre as próximas iniciativas. E será debatida a resolução aprovada na reunião ampliada da Fenajufe e no Fonasefe de construção de uma greve geral do funcionalismo contra a redução salarial e as propostas que atacam a estabilidade e direitos conquistados pelos servidores.

Seguir no fortalecimento dos fóruns estaduais unitários e das ações conjuntas com trabalhadores das empresas estatais e das três esferas do funcionalismo, além dos movimentos sociais, é parte desse processo de mobilização para enfrentar a política de desmonte do Estado. Fortalecer o diálogo com a população sobre as propostas de emendas constitucionais 32/2020 (a ‘reforma’ administrativa), 186 e 188/2019 (que preveem redução salarial de até 25% para os trabalhadores dos três Poderes da República, entre outros ataques) e outros projetos que retiram direitos é outra tarefa colocada como prioritária pelas entidades.

O objetivo é a construção de um dia nacional de greve contra a ‘reforma’, em articulação unificada com as demais entidades dos servidores e servidoras públicos e centrais sindicais depois dia nacional de luta de 28 de outubro. O dia 11 de novembro é o próximo indicativo nesse sentido.

Além da luta geral, também serão debatidas na assembleia as condições de trabalho na situação da pandemia, os problemas verificados pelo Sindicato nas visitas às unidades judiciárias e em diálogo com funcionários de cartórios eleitorais. Assim como a participação da categoria na greve sanitária (mobilização que mantém a prestação jurisdicional mas recusa a ida ao local de trabalho, para preservação da saúde e da vida).

* Atualizado em 03/11/2020 às 15h18.

Confira abaixo o edital da assembleia:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO
SINTRAJUD – 07/11/2020.

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, no exercício da competência que lhe confere o art. 37 do Estatuto da Entidade, por meio deste edital, CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) da Justiça Federal da 3ª Região no estado de São Paulo, Justiça Eleitoral no estado de São Paulo, Justiça Trabalhista da 2ª Região e Justiça Militar da União no estado de São Paulo, pertencentes à sua
base de representação, para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL, A SER REALIZADA NO DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2020, às 14h00, para deliberar sobre a pauta abaixo descrita, sendo que as deliberações serão adotadas com aprovação da maioria simples dos presentes, na forma do artigo 40 do Estatuto.
A assembleia realizar-se-á, excepcionalmente e com fundamento no artigo 5º da Lei 14.010/20, na modalidade eletrônica/virtual, considerando a situação de pandemia do coronavírus (COVID-19) e as medidas adotadas pelos órgãos públicos que determinam o isolamento social e proíbem aglomerações.
O acesso ao ambiente virtual (plataforma Zoom) em que ocorrerá a assembleia eletrônica será franqueado a toda categoria dos(as) servidores(as) da base de representação do Sintrajud, mediante o link: https://sintrajud-org-
br.zoom.us/meeting/register/tJItde2pqD0oGNfrvUqaJIxMZgNDTVbDE1uK
No dia e horário indicados para o início da assembleia, o(a) servidor(a) deverá acessar o link acima, a partir de qualquer computador, tablet ou aparelho celular com acesso à internet, indicar seu nome e local de lotação e, assim, participará dos debates e deliberações.
Pauta: 1. Informes e avaliação sobre condições de trabalho, processo de retomada gradual do expediente presencial nos Órgãos, e greve ambiental/sanitária; 2. Debate e deliberação sobre mobilização, paralisação, greve, e/ou outras iniciativas contra as Propostas de Emenda à Constituição de números 186/2019, 188/2019, e 32/2020 (“reforma administrativa”), e/ou outras propostas que prevejam redução salarial e a retirada de outros direitos; 3. Outros assuntos de interesse da categoria.

São Paulo, 29 de outubro de 2020.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTRAJUD/SP.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM