As aposentadas Ana Fevereiro, Ana Luiza Figueiredo Gomes, Isabel Gauchin e Antônia Cândida visitaram o Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, em atividade promovida pelo Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajud nesta quinta-feira (05 de junho).
Neste mês, além da exposição permanente, estão em cartaz as temporárias ‘Mulheres no Samba’ e ‘Fala Falar Falares’ (sobre os sotaques brasileiros). O Museu abriga também um centro de documentação das línguas e culturas indígenas. O Brasil tem pelo menos 305 povos originários mapeados, com mais de 175 diferentes idiomas, muitos em risco de extinção, em razão do etnocídio que em 2024 levou à morte de 337 indígenas apenas na Terra Yanomami.
Dirigente do Sintrajud e aposentada do TRF-3, Ana Luiza de Figueiredo destaca que “o Museu é um espaço muito importante para que nós, além de valorizarmos e conhecermos a maravilhosa Língua Portuguesa, compreendermos os sotaques regionais e que ela é composta por várias outras línguas. Historicamente, o Latim, as línguas dos povos originários, dos povos africanos. E no Museu nos apresentam isso através da arte, da poesia, da música. Foi uma ótima atividade do nosso Núcleo”.
Ana Fevereiro, aposentada do TRE-SP e ex-diretora do Sindicato, concorda. “O passeio promovido pelo Sintrajud foi uma oportunidade cultural oferecida aos aposentados. Pena que muitos não puderam ir. Local de fácil acesso, o Museu é repleto de experiências interativas e surpreendentes, que fazem a gente pensar e repensar a respeito de nossa língua, refletir sobre a diversidade existente entre nós”, disse.
Para Antônia, “o passeio pelas salas do Museu da Língua Portuguesa foi maravilhoso e muito proveitoso. A influência de outros idiomas como o Latim, o Grego, o Espanhol, linguagens africanas, e tantos outros, enriquecem nosso vocabulário. Para quem ainda não conhece o Museu, eu recomendo”.
A entrada do Museu é gratuita para crianças até sete anos de idade (em todos os dias da semana) e para todos os públicos aos sábados e domingos. Às segundas o Museu fecha e, de terça a sexta-feira, os ingressos custam R$ 24,00 (inteira) ou R$ 12,00 (meia).