Servidores e servidoras que se manifestavam no Aeroporto de Brasília foram reprimidos com gás de pimenta pela Polícia Militar do governo do Distrito Federal. Os trabalhadores repudiaram a atitude da PM e o protesto continuou após a agressão.
O Sintrajud participava da manifestação, nesta terça-feira, 5 de julho de 2022, em defesa das pautas do funcionalismo público federal, entre elas o reajuste emergencial dos salários, a realização de concursos públicos e o fim das políticas de privatização.
“É uma vergonha o que aconteceu aqui no Aeroporto de Brasília, uma repressão policial gratuita contra trabalhadores que faziam de forma absolutamente pacífica a legítima a defesa de suas pautas”, criticou, em vídeo, o servidor Fabiano dos Santos, da direção do Sintrajud e da coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores do PJU e MPU (Fenajufe).
Ibaneis e Bolsonaro
Crédito: Fenajufe
O dirigente sindical associou o que ocorreu ao “conluio do governador Ibaneis”, que comanda a Polícia Militar do Distrito Federal, e o presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político. “Enquanto isso, a corrupção no MEC não é investigada, quem realmente lesa nosso país fica impune”, disse, ao lado de servidoras e servidores do setor, entre eles Anna Karenina, também diretora do Sintrajud.
Referia-se ao escândalo envolvendo o ex-ministro do governo Bolsonaro Milton Ribeiro, da Educação, acusado de desviar recursos do órgão para supostos pastores de igrejas. Gravação autorizada pela Justiça flagrou Ribeiro dizendo que o presidente o avisou previamente que seria alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal
O funcionalismo luta para derrubar os mais de cinco anos de congelamento salarial ilegal, impostos pelos governos, para reverter cortes orçamentários e pôr fim ao asfixiamento dos serviços públicos por meio do chamado ‘Teto dos Gastos’, a Emenda Constitucional 95.
Emenda aprovada, aliás, no governo de Michel Temer (MDB) sob violenta repressão policial da PM de Brasília a uma manifestação que reuniu mais de 30 mil trabalhadores e da qual o Sintrajud também participou e ajudou a organizar.
Semana de mobilizações
Outras atividades estão previstas para essa semana – quando acontece o movimento “Ocupa Brasília”, com atos conjuntos dos diversos segmentos dos serviços públicos. Haverá novo protesto no Supremo Tribunal Federal, onde na semana anterior o ministro Luiz Fux, que preside a Corte, disse aos servidores não haver acordo entre os 11 membros do tribunal em torno de encaminhar reajuste salarial este ano.
A mobilização, portanto, vai continuar, e o Sindicato chama a categoria a também apoiá-las nas redes sociais. “Foi uma vergonha o que aconteceu aqui e sabemos que não é a primeira vez nem será a última que acontece. Mas seguiremos firmes na defesa por direitos, sabemos que estamos do lado certo da história”, disse Fabiano.
As atividades dos próximos dias:
5/7 (terça-feira):
7h – Recepção aos parlamentares no aeroporto de Brasília, com diversas pautas em defesa dos serviços públicos e dos servidores;
14h – Mobilização em frente ao Anexo II da Câmara.
6/7 (quarta-feira)
12h – Atos no STF – Entrada do Anexo I e no estacionamento em frente ao TCU, na via S2.
– Mobilização e Luta pela Recomposição Salarial e pela manutenção das Emendas do PL 3662/21.
– Telefonaço direcionado ao STF – apoio à mobilização externa, reiterando pauta;
14h – Mobilização em frente ao Anexo II da Câmara.
19h – Reunião Avaliativa após o cumprimento da agenda diária – Local: Auditório da Fenajufe.
7/7 (quinta-feira)
12h – Atos no STF – Entrada do Anexo I e no estacionamento em frente ao TCU, na via S2.
11/7 (segunda-feira)
– Intensificar junto aos senadores a luta contra o PL 6204/2019 (Desjudicialização da Execução), que será pautado pelo Relator, Senador Marcos Rogério.
13/7 (quarta-feira)
12h – Atos no STF – Entrada do Anexo I e no estacionamento em frente ao TCU, na via S2.
– Pressão sobre todos os ministros do STF, incluindo o presidente Fux.
– Mobilização e Luta pela Recomposição Salarial e pela manutenção das Emendas do PL 3662/21.
– Telefonaço direcionado ao STF – apoio à mobilização externa, reiterando pauta;
19h – Reunião Avaliativa após o cumprimento da agenda diária – Local: Auditório da Fenajufe
14/7 (quinta-feira)
12h – Atos no STF – Entrada do Anexo I e no estacionamento em frente ao TCU, na via S2.
3 de Agosto (quarta-feira)
-Apagão do Judiciário, com paralisações de até 48 horas e atos e manifestações nos estados.