‘Vergonha’: servidores repudiam repressão gratuita contra ato no DF e protestos vão continuar

05/07/2022 - Helcio Duarte Filho
Categoria faz semana de luta por reajuste e outras pautas dos serviços públicos; dirigente do Sintrajud critica repressão a ato pacífico, enquanto corrupção no MEC é abafada.

Servidores e servidoras que se manifestavam no Aeroporto de Brasília foram reprimidos com gás de pimenta pela Polícia Militar do governo do Distrito Federal. Os trabalhadores repudiaram a atitude da PM e o protesto continuou após a agressão.

O Sintrajud participava da manifestação, nesta terça-feira, 5 de julho de 2022, em defesa das pautas do funcionalismo público federal, entre elas o reajuste emergencial dos salários, a realização de concursos públicos e o fim das políticas de privatização.

“É uma vergonha o que aconteceu aqui no Aeroporto de Brasília, uma repressão policial gratuita contra trabalhadores que faziam de forma absolutamente pacífica a legítima a defesa de suas pautas”, criticou, em vídeo, o servidor Fabiano dos Santos, da direção do Sintrajud e da coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores do PJU e MPU (Fenajufe).

Ibaneis e Bolsonaro

Crédito: Fenajufe

O dirigente sindical associou o que ocorreu ao “conluio do governador Ibaneis”, que comanda a Polícia Militar do Distrito Federal, e o presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político.  “Enquanto isso, a corrupção no MEC não é investigada, quem realmente lesa nosso país fica impune”, disse, ao lado de servidoras e servidores do setor, entre eles Anna Karenina, também diretora do Sintrajud.

Referia-se ao escândalo envolvendo o ex-ministro do governo Bolsonaro Milton Ribeiro, da Educação, acusado de desviar recursos do órgão para supostos pastores de igrejas. Gravação autorizada pela Justiça flagrou Ribeiro dizendo que o presidente o avisou previamente que seria alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal

O funcionalismo luta para derrubar os mais de cinco anos de congelamento salarial ilegal, impostos pelos governos, para reverter cortes orçamentários e pôr fim ao asfixiamento dos serviços públicos por meio do chamado ‘Teto dos Gastos’, a Emenda Constitucional 95.

Emenda aprovada, aliás, no governo de Michel Temer (MDB) sob violenta repressão policial da PM de Brasília a uma manifestação que reuniu mais de 30 mil trabalhadores e da qual o Sintrajud também participou e ajudou a organizar.

Semana de mobilizações

Outras atividades estão previstas para essa semana – quando acontece o movimento “Ocupa Brasília”, com atos conjuntos dos diversos segmentos dos serviços públicos. Haverá novo protesto no Supremo Tribunal Federal, onde na semana anterior o ministro Luiz Fux, que preside a Corte, disse aos servidores não haver acordo entre os 11 membros do tribunal em torno de encaminhar reajuste salarial este ano.

A mobilização, portanto, vai continuar, e o Sindicato chama a categoria a também apoiá-las nas redes sociais. “Foi uma vergonha o que aconteceu aqui e sabemos que não é a primeira vez nem será a última que acontece. Mas seguiremos firmes na defesa por direitos, sabemos que estamos do lado certo da história”, disse Fabiano.

As atividades dos próximos dias:

5/7 (terça-feira):

7h – Recepção aos parlamentares no aeroporto de Brasília, com diversas pautas em defesa dos serviços públicos e dos servidores;

14h – Mobilização em frente ao Anexo II da Câmara.

6/7 (quarta-feira)

12h – Atos no STF – Entrada do Anexo I e no estacionamento em frente ao TCU, na via S2.

– Mobilização e Luta pela Recomposição Salarial e pela manutenção das Emendas do PL 3662/21.

– Telefonaço direcionado ao STF – apoio à mobilização externa, reiterando pauta;

14h – Mobilização em frente ao Anexo II da Câmara.

19h – Reunião Avaliativa após o cumprimento da agenda diária – Local: Auditório da Fenajufe.

7/7 (quinta-feira)

11/7 (segunda-feira)

– Intensificar junto aos senadores a luta contra o PL  6204/2019 (Desjudicialização da Execução), que será pautado pelo Relator, Senador Marcos Rogério.

13/7 (quarta-feira)

– Pressão sobre todos os ministros do STF, incluindo o presidente Fux.

14/7 (quinta-feira)

3 de Agosto (quarta-feira)

-Apagão do Judiciário, com paralisações de até 48 horas e atos e manifestações nos estados.