Vamos juntos, rumo a mais 25 anos de lutas e conquistas

04/06/2021 - Luciana Araujo
A pandemia impediu as comemorações devidas pelo Jubileu de Prata da nossa entidade; mas estamos preparando uma série de surpresas.

Assembleia da greve pelo PCS-1, em 15/02/1996

No dia 8 de dezembro de 2020 o Sintrajud completou 25 anos de existência. Uma trajetória rica de unificação da categoria nas justiças do Trabalho da 2ª Região, Eleitoral, Federal e Militar no Estado de São Paulo.

Apesar da dureza da conjuntura, temos uma história a celebrar: a unificação dos trabalhadores em si, a conquista do
Plano de Cargos e Salários e suas duas revisões, o reconhecimento do direito aos 11,98% (diferença salarial gerada
na conversão da URV para o Real), a derrota da política salarial baseada em gratificações de desempenho, o reajuste
conquistado pela greve de 2015. Muitos têm sido os ataques e resgatar a memória das conquistas é importante para fortalecer as lutas que virão.

Vitória da luta pelos 11,98%, em 27/09/2000. Crédito: Jesus Carlos

A pandemia impossibilitou as comemorações planejadas pela diretoria do Sindicato e a homenagem à categoria ficou simbolizada no calendário especial do Jubileu de Prata, produzido neste ano em uma versão com um álbum de fotos
históricas para sindicalizados e um resumo da história do Sindicato para o conjunto da categoria.

Mas mesmo com o “atraso” imposto pela quarentena, o Sindicato prepara o lançamento de um Projeto de Memória
Sindical para o qual toda a categoria está convidada a participar, compartilhando fotos e documentos que tenha
em casa e são parte da nossa história de lutas. Serão disponibilizados em meio digital o acervo jornalístico da entidade, documentos, fotos e entrevistas e depoimentos de servidores e servidoras que participaram dessa construção como integrantes das diretorias executiva ou de base, representação de aposentados e segmentos específicos da categoria. A tradicional festa de fim de ano, que sempre coincide com o aniversário do Sindicato, também será realizada tão logo seja possível e em grande estilo para comemorar essa efeméride tão importante.