Unimed-Fesp é a única participante da licitação de plano de saúde da JF no interior


04/06/2019 - helio batista

A cooperativa Unimed-Fesp, responsável pelo plano de saúde dos servidores da Justiça Federal na maior parte do interior do estado, foi a única empresa a apresentar proposta à licitação para contratar a nova operadora de assistência médica no ramo. No pregão realizado nesta segunda-feira, 3 de junho, a empresa ofertou os serviços pelo valor médio per capita de R$ 554.

Esse valor não será cobrado integralmente dos servidores, pois ainda deve ser contabilizada a participação do TRF-3, de R$ 215 por servidor, que corresponde ao pagamento do auxílio-saúde.

O edital da licitação prevê que o reajuste anual das mensalidades terá como base o IPCA, desde que a sinistralidade fique na faixa de 70% a 75%.

A sinistralidade mede o nível de utilização do plano e é calculada pela seguinte fórmula: os custos dos serviços prestados são divididos pela receita correspondente. Segundo o edital, se a sinistralidade ficar abaixo de 70% ou acima de 75%, o reajuste será negociado entre a empresa e a JF.

Autogestão

O setor de licitações da JF corre para concluir todas as fases da licitação até o final do mês, quando termina o atual contrato. Se aprovada, a Unimed-Fesp continuará prestando os serviços por mais dois anos e meio para cerca de 2.900 servidores, segundo estimativa da administração.

O lote que abrange a maior parte das subseções do interior do Estado já havia sido licitado em junho do ano passado, juntamente com o plano para os servidores da capital, mas naquela ocasião não houve empresas interessadas. Por isso, a administração da JF modificou o edital e prorrogou o contrato com a Unimed até junho deste ano.

O Sintrajud vem chamando a atenção dos tribunais para a concentração do mercado de planos de saúde e segue defendendo que as administrações criem grupos de trabalho para estudar a implantação do modelo de autogestão. Requerimento nesse sentido já foi protocolado no TRF-3 pelo Sindicato e pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo (Ajufe-SP).

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM