TV exibe documentário sobre padre Júlio Lancellotti


07/05/2021 - helio batista
Filme foi produzido com apoio do Sintrajud e conta a história dos 30 anos de atuação do religioso com pessoas em vulnerabilidade social extrema.

Um documentário sobre o padre Júlio Lancellotti, produzido com apoio do Sintrajud, está em exibição na TVT e será apresentado neste sábado, 8 de maio, às 17h30. O filme também está disponível no YouTube.

Dirigido pelo argentino Carlos Pronzato e produzido por Paulo César Pedrini, o documentário “Padre Júlio Lancellotti – Fé e Rebeldia” foi lançado no Dia do Trabalhador, 1º de maio. O filme conta a trajetória do coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo e mostra o seu trabalho na Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca.

O padre é conhecido por trabalhar há mais de 30 anos com pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, enfrentando críticas e ameaças. Em fevereiro, ele foi notícia ao remover com uma marreta as pedras colocadas pela Prefeitura de São Paulo sob o Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, no Tatuapé, para impedir a permanência da população de rua no local. A grande repercussão do ato fez a Prefeitura recuar e desfazer a obra.

Além do Sintrajud, apoiaram a produção do filme diversos sindicatos, como o Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasefe), o Sindsef-SP (dos servidores do Executivo), o Sinsprev-SP (dos servidores da Previdência Social), a CSP-Conlutas (central sindical a que o Sintrajud é filiado), além de organizações sociais.

O produtor Paulo Pedrini observa que, pelo fato de o padre estar em evidência neste momento de pandemia, muita gente acha que sua atuação é recente. “Consideramos importante não só registrar o trabalho do Júlio, mas também oferecer um instrumento formativo para que as pessoas possam debater essa temática tão importante nos dias atuais”, afirma Pedrini.

Veja como sintonizar a TVT ou assista no YouTube.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM