TRT: Sindicato contrapõe reajuste do plano de saúde e reivindica apoio do Tribunal a servidores


29/06/2020 - Luciana Araujo
NotreDame apresentou reajuste de 8,44% sobre o valor total do contrato e rejeitou proposta de 4% apresentada pela administração; ao final, aceitou contraproposta de 6,5%.

A direção do Sindicato participou há pouco de reunião com a administração do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região para discutir a assistência em saúde aos servidores. A NotreDame Intermédica, operadora do serviço, iniciou a reunião propondo reajuste de 8,44% sobre o valor do contrato e rejeitou contraproposta do Tribunal apresentada anteriormente à reunião desta segunda-feira (29 de junho) de limitar o reajuste a 4%, mas encerrou a reunião aceitando índice de 6,5%. O impacto médio para os servidores será de 10,33%.  Também foi aprovado aditivo de renovação do contrato por 30 meses.

A negociação é toda realizada entre o Tribunal e a empresa, e ao Sindicato e associações presentes cabe apenas manifestar posicionamento e a defesa dos representados. Participaram da reunião representando o Sintrajud os dirigentes Inês Leal, Marcus Vergne e Tarcisio Ferreira, que defenderam a proposta de que o Tribunal assegure um apoio aos trabalhadores qualquer que seja o resultado da negociação entre a administração e a empresa, tendo em vista a economia de despesas com manutenção que o TRT-2 teve no último período e o aumento de gastos domésticos que os servidores vêm tendo desde o início da quarentena. Os trabalhadores arcam com custos de energia, internet e outros que não vêm sendo custeados pelo Judiciário nesses três meses de teletrabalho.

A proposta de subsídio chegou a ser aventada pelo Tribunal, que também propôs escalonar o reajuste do plano. O parcelamento também não foi aceito pela empresa.

“Consideramos esse índice desproporcional em relação à inflação acumulada e à realidade da categoria”, ressaltou Tarcisio Ferreira. O reajuste máximo autorizado pela Agência Nacional de Saúde para o período de maio de 2019 a abril de 2020 foi de 7,35%. O índice deste ano ainda não foi divulgado.

Em breve publicaremos mais detalhes e informes do Sindicato.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM