TRT-2 terá protesto contra as mudanças no trabalho remoto nesta terça (31) às 13h

30/01/2023 - Redação
Servidores e servidoras também poderão participar pela internet; veja como acessar

Nesta terça-feira (31), a partir das 13 horas, um ato de protesto dos servidores e servidoras do TRT-2 vai mostrar a indignação da categoria com as recentes decisões da administração do Tribunal em relação ao teletrabalho. A manifestação acontecerá no Fórum Ruy Barbosa, mas o Sintrajud também está colocando à disposição uma sala virtual, na plataforma Zoom, para quem não puder comparecer e quiser participar pela internet.

“O ideal é que as pessoas participem de forma presencial, para mostrar nossa força coletiva, mas garantimos a possibilidade de participação para quem não puder comparecer ao Fórum, como os servidores e servidores do interior do Estado e da Baixada Santista”, disse o diretor do Sintrajud Henrique Sales Costa.

Clique aqui para participar do ato.

Depois que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou a regulamentação do teletrabalho, determinando que os tribunais usassem sua autonomia para se adaptar às novas regras, o TRT-2 adotou uma interpretação restritiva da norma.

Pela decisão do Tribunal, a soma dos trabalhadores que fazem teletrabalho integral e dos que fazem teletrabalho parcial não pode ultrapassar 30% da mão de obra de cada unidade.

A norma não reconhece o regime remoto ou híbrido (contrariando até o entendimento do CNJ) e causa grandes transtornos a quem mudou a organização da vida familiar, a rotina pessoal e até o endereço residencial para executar o trabalho a distância.

A medida é tão contraproducente e injusta que, em outro ato, o TRT fez justamente o contrário e reconheceu o trabalho remoto para os magistrados.

Venha participar dessa luta e exigir respeito aos servidores e servidoras!

Além de participar do ato desta terça-feira, subscreva o abaixo-assinado disponível na internet e que será entregue à Presidência do TRT. A realização do ato, o abaixo-assinado e outras ações contra a decisão do Tribunal foram aprovadas em assembleia na última quinta-feira, 26.

No nível nacional, a Fenajufe lançou uma ferramenta de envio de e-mails ao conselheiro João Paulo Santos Schoucair, relator do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) sobre o teletrabalho no CNJ, para que ele acate os pedidos da Federação sobre a Resolução 481/22, que mudou a regulamentação do teletrabalho no Judiciário e impôs o limite de 30%.

Entre os pedidos, a entidade solicita a prorrogação do prazo de implementação da resolução e o respeito aos planos de trabalho homologados nos tribunais.

Clique aqui e envie e-mail ao relator.