TRT-2: Setorial debate luta contra retorno presencial nesta terça, 8


04/09/2020 - Shuellen Peixoto
Assembleia acontece a partir das 18h, na plataforma zoom; servidores debatem mobilização em defesa da vida.

A mobilização dos servidores do TRT-2 contra a retomada precoce das atividades presenciais será tema da assembleia setorial que acontece nesta terça-feira, 8 de setembro, às 18h, por meio da plataforma Zoom.

Acesse aqui o link da atividade (a inscrição serve como lista de presença e assegura que só servidores da categoria participem do evento).

Desde a instituição da Comissão de Estudos para Retorno Gradual às Atividades Presenciais no TRT-2, sem nenhum diálogo com os servidores, a administração tem avançado em uma proposta de reabertura do Tribunal embora não haja redução do número de registro de covid-19 em São Paulo.  Na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro, os servidores foram surpreendidos com a publicação do boletim interno do Tribunal — Bom Dia TRT —, enviado por e-mail, informando que a retomada das atividades presenciais acontecerá a partir de 5 de outubro.

A data anunciada não foi debatida na reunião da Comissão de Estudos que aconteceu na última quarta-feira, 2 de setembro, e teve a participação de representantes da diretoria do Sintrajud e das associações de magistrados e oficiais de justiça. Na reunião, presidida pelo juiz Sérgio Pinto Martins, foi apresentada a proposta de reabertura baseada em quatro fases, mas o representante do Regional negou que já houve calendário previsto para o retorno ao ser questionado pelo Sindicato.

A primeira das quatro fases é o retorno de cerca de 20% dos servidores, em sistema de rodízio, para serviços internos. Em seguida está prevista a retomada do atendimento ao público, das audiências de instrução na terceira etapa e, então, a reabertura completa.

Os diretores do Sintrajud ressaltaram a deliberação da categoria contra o retorno enquanto não houver controle da pandemia e apresentaram as preocupações relacionadas à proposta de retomada. “Consideramos que a premissa adotada pela administração é equivocada. Primeiro deveríamos discutir o porquê do retorno, quais são os serviços que não estão sendo cumpridos e são inadiáveis, porque durante todo este período — tendo quase todo o acervo do Tribunal eletrônico — a prestação do serviço à população foi mantida”, destacou Tarcisio Ferreira, diretor do Sindicato e servidor do TRT.

Para Tarcisio, a reabertura desconsidera que na Justiça Trabalhista, pela natureza do serviço jurisdicional, o fluxo de pessoas é muito maior e, consequentemente, colocará em risco servidores, advogados, magistrados e jurisdicionados. “A pandemia não dá sinais de melhora, são cerca de mil mortes por dia no Brasil. Retomar as atividades presenciais será expor colegas e familiares ao risco de contaminação, precisamos estar mobilizados contra esta medida”, destacou o servidor.

Além do perigo de contágio no prédio, os deslocamentos em transporte público, a ausência de aulas nas escolas para segurança das crianças e famílias, o convívio de muitos servidores e servidoras com pessoas em grupos de risco no ambiente doméstico e a exposição ainda maior de funcionários terceirizados são outros elementos de preocupação do Sindicato e dos trabalhadores.

Desde o dia 27 de julho, quando foi iniciada a  reabertura gradual dos fóruns e e outros locais de trabalho nas justiças Federal e Eleitoral, os servidores deliberaram a construção de uma greve sanitária (negativa de comparecimento aos locais de trabalho, tendo em vista que as atividades estão sendo realizadas remotamente, em razão dos riscos sanitários). Os cartórios eleitorais já vinham tendo funcionamento parcial desde o dia 6 de julho. Mais de um mês depois da reabertura, os servidores têm denunciado que as medidas de segurança estabelecidas pela administração do TRF-3 e JF continuam a ser desrespeitadas, e já foram registrados casos de contágio pelo novo coronavírus.

A diretoria do Sintrajud reforça o convite a todos os colegas da Segunda Região para que participem da assembleia setorial e fortaleçam a mobilização.

Você pode baixar o Zoom clicando abaixo:
– para celular iPhone
– para celular Android
– para computadores

Caso encontre qualquer dificuldade, pode entrar em contato com o Sindicato pelo WhatsApp (11) 99128-5217, clicando aqui.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM