TRT-2: Categoria delibera mais 48 horas de greve

21/02/2024 - Luciana Araujo
Dia 28 servidores participam de ato em defesa da Justiça do Trabalho e dias 29/2 e 1° de março tem greve de novo.

Servidores na assembleia (Foto: Cláudio Cammarota).

Com a palavra de ordem “Saúde, respeito, isonomia é um direito”, servidoras e servidores participantes do ato-assembleia mandaram um recado para a próxima audiência com a presidente do Tribunal, que acontece na sexta-feira, 23 de fevereiro. A paralisação desta quarta seguiu reunindo cerca de 600 pessoas entre o presencial e a sala virtual.

Os presentes à assembleia também aprovaram paralisar as atividades por 48 horas nos dias 29 de fevereiro e 1° de março, com realização de um ato no dia 1° de março. Nesta data acontece a aula magna de abertura do ano judiciário, com a presença da ministra do Tribunal Superior do Trabalho Kátia Magalhães Arruda.

Enquanto a categoria se organiza em ato, representantes do Sindicato vão buscar entregar à ministra um documento com o posicionamento dos trabalhadores e tentar uma conversa também com participação da presidente do TRT-2, que estará no evento.

Dia 28 tem ato em defesa da JT

No próximo dia 28 (quarta-feira) a categoria e o Sintrajud participam também da Mobilização em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho. Haverá um ato convocado por entidades da advocacia e da magistratura e também pelo Sindicato. O protesto acontecerá a partir das 13 horas no átrio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

“Não existe Justiça do Trabalho atacando a saúde dos trabalhadores. Atacar a saúde dos servidores é atacar a Justiça do Trabalho também”, destacou o diretor do Sindicato Ismael Souza.

Categoria cobra cálculo do auxílio-saúde dos juízes

Também foi aprovado na assembleia encaminhar questionamento à Ouvidoria do Tribunal — o canal oficial do Regional — sobre os critérios pormenorizados e detalhados de pagamento do auxílio-saúde aos juízes.

Desde o início da luta pela retomada dos valores de custeio à saúde praticados entre setembro e dezembro de 2023 e a isonomia com os juízes nos critérios de distribuição do orçamento a administração publicou duas notas falando sobre a demanda da categoria. Mas quase dois meses depois a presidente Beatriz de Lima Pereira ainda não explicou como o Tribunal vem calculando o benefício dos juízes.

“Tudo isso só está acontecendo porque se quebrou a estrutura de isonomia do auxílio-saúde em 2022”, lembrou o servidor Henrique Sales Costa.

Cargos

Durante a assembleia, o diretor da Fenajufe e servidor do TRT-2 Fabiano dos Santos informou sobre a demanda por nomeações na Segunda Região. Em manifestação sobre o tema, a direção do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) foi dito que o Conselho só vai autorizar provimento de cargos após a realização do concurso para magistrados que está em andamento, para que seja então verificado o quantitativo de vagas para disponíveis para toda o ramo.

“As necessidades de servidores para a Justiça do Trabalho são imediatas. Não é urgente”, destacou Fabiano. Desde o ano passado a direção do Sindicato vem buscando que vagas não ocupadas em outros Regionais Trabalhistas sejam remanejadas para o TRT-2.

Agora, a palavra de ordem é “Todo mundo no ato do dia 28 e à greve nos dias 29 e 1°. A conquista de todas e todos depende da participação de cada um e cada uma.