TRT-2: Assembleia no dia 22 debate próximos passos da mobilização contra retorno presencial


17/09/2020 - Shuellen Peixoto
Assembleia setorial acontece às 18h, por meio da plataforma Zoom.

Os próximos passos da mobilização e a greve sanitária dos servidores do TRT-2 contra a retomada precoce das atividades presenciais serão temas da assembleia setorial que acontece nesta terça-feira, 22 de setembro, às 18h, por meio da plataforma Zoom. A luta contra a ‘reforma’ administrativa encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional, que já ficou conhecida como ‘PEC das rachadinhas’, também será tema do debate.

Acesse aqui o link da atividade (a inscrição serve como lista de presença e assegura que só servidores da categoria participem do evento).

A administração do Tribunal divulgou o Resolução GP/CR Nº 03/2020, que determina o início da retomada gradual do funcionamento dos fóruns para 5 de outubro. Os servidores repudiaram nas últimas assembleia setorial,  a proposta de  retomada das atividades no momento em que ainda morrem cerca de mil brasileiros por dia, vítimas de covid-19. A volta ao locais de trabalho coloca em risco a saúde dos servidores, seus familiares, advogados, trabalhadores terceirizados, magistrados e jurisdicionados. A assembleia será o momento de debater iniciativas e os próximos passos da mobilização em defesa da vida.

Os riscos do retorno das atividades presenciais nas unidades judiciárias foram confirmados após seis participantes da cerimônia de posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal, ocorrida no último dia 10, testarem positivo para o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo jornalista Fausto Macedo, do ‘Estadão’, pelo menos 157 trabalhadores foram infectados pelo novo coronavírus. Além do próprio Fux, que passou quase toda a cerimônia sem máscara; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ); a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi; e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro confirmaram estarem infectados. E hoje o Procurador Geral da República, Augusto Aras, foi a sexta vítima confirmada de contágio.

A cerimônia só confirma o que já vem sendo alertado pelos servidores e pelo Sintrajud desde quando tiveram início as iniciativas das administrações para retomar o expediente presencial na pandemia.

Além da assembleia, para organizar e ampliar a mobilização para impedir a reabertura, os secretários de audiência e diretores de vara farão novas reuniões online dos segmentos nesta sexta-feira, 18 de setembro, às 9h e às 18h, respectivamente. O manifesto construído pelos secretários de audiência já conta com 560 assinaturas dos colegas da Segunda Região (leia e assine o manifesto aqui).

A diretoria do Sindicato reforça o convite a todas e todos servidores do TRT-2 para participarem da assembleia setorial nesta terça-feira, 18h. Confira o edital.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINTRAJUD

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, no exercício da competência que lhe confere o art. 37 do Estatuto da Entidade, por meio deste edital, CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) da Justiça Trabalhista da 2ª Região, pertencentes à sua base de representação, para participarem de ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL, A SER REALIZADA NO DIA 22 DE SETEMBRO DE 2020, às 18h, para deliberarem sobre a pauta abaixo descrita, sendo que as deliberações serão adotadas com aprovação da maioria simples dos presentes, na forma do artigo 40 do Estatuto.

A assembleia realizar-se-á, excepcionalmente e com fundamento no artigo 5º da Lei 14.010/20, na modalidade eletrônica/virtual, considerando a situação de pandemia do coronavírus (COVID-19) e as medidas adotadas pelos órgãos públicos que determinam o isolamento social e proíbem aglomerações.

O acesso ao ambiente virtual (plataforma Zoom) em que ocorrerá a assembleia eletrônica será franqueado a toda categoria dos(as) servidores(as) da base de representação do Sintrajud, mediante o link: https://sintrajud-org-br.zoom.us/meeting/register/tJYoc-ysrTsoHtI0pU1YZarvumxmIbKkM9nq

No dia e horário indicados para o início da assembleia, o(a) servidor(a) deverá acessar o link acima, a partir de qualquer computador, tablet ou aparelho celular com acesso à internet, informar seu nome e local de lotação e, assim, participará dos debates e deliberações.

Pauta:

  1. Informes sobre condições de trabalho e retorno ao trabalho presencial na Justiça Trabalhista em meio à pandemia;
  2. Deliberação sobre indicativo de mobilização/paralisação/greve, inclusive greve ambiental e/ou sanitária, entre outras atividades para defesa da saúde e vida dos(as) servidores(as).

São Paulo, 17 de setembro de 2020.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTRAJUD/SP

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM