TRF-3 segue sem decisão sobre fechamento do Fórum de São José dos Campos

18/08/2020 - Luciana Araujo
Sindicato cobra suspensão de atividades presenciais na unidade e ressalta responsabilidade da administração com a preservação da saúde pública.

Desde a última quarta-feira (12) o Sintrajud cobra à presidência do Tribunal Regional Federal da Terceira Região que feche o Fórum da Justiça Federal em São José dos Campos. No local já foram confirmados três testes positivos para covid-19, conforme informações transmitidas em sigilo à diretoria do Sindicato.

Em resposta aos requerimentos e cobranças telefônicas feitos pelo Jurídico da entidade, a presidência do Regional informou que “já solicitou com urgência as informações necessárias às respectivas áreas técnicas” e que “com as informações, a questão será devidamente decidida.” A diretora do Sindicato Luciana Martins Carneiro também esteve na Presidência do Tribunal para reiterar a necessidade de definição rápida.

No entanto, já se se passaram quase quatro dias úteis sem solução para uma questão emergencial. E a diretora do Sintrajud e servidora aposentada da JF Fausta Camilo, que acompanha o caso, ressalta que estão sendo agendadas perícias em quantidade muito acima do que poderia ser considerado aceitável numa pandemia, com o Fórum funcionando além das 19 horas, inclusive. “A responsabilidade pela vida e saúde de trabalhadores e trabalhadoras daquele fórum e do público lá atendido está nas mãos do tribunal. A morosidade para decidir transparece o descaso com a vida”, afirma Fausta.

Nesta terça-feira o tema será levado à assembleia geral extraordinária da categoria.

A diretoria do Sindicato ressalta a responsabilidade jurídica da administração com a preservação da saúde pública e de servidores, terceirizados, magistrados e jurisdicionados.

* Atualizado em 19/08/2020 às 11h17. ERRAMOS: O quarto caso suspeito não confirmou o teste positivo para covid-19, como informava originalmente o texto. São três casos confirmados entre trabalhadores do Fórum de São José dos Campos