TRF/JF: Categoria aprova alternativas à Resolução 514 e novo ato no dia 15 de junho

26/05/2022 - Luciana Araujo
Em assembleia com participação de todas as regiões do estado, foram apontados problemas da Resolução que praticamente extingue o teletrabalho; Sindicato vai protocolar propostas e novo ato acontece no dia de greve nacional da categoria.

Assembleia setorial de servidores do TRF-3 e da Justiça Federal em São Paulo realizada nesta quarta-feira, 25 de maio, em plataforma online, aprovou uma série de propostas a serem apresentadas à gestão Marisa Santos em alternativa à Resolução 514.

A medida, suspensa até o próximo dia 4 de julho após uma onda de indignação entre trabalhadores e magistrados, praticamente extinguia o teletrabalho e o trabalho remoto, sem nenhum debate prévio.

Reajuste, compensações, greve e ato

A assembleia também aprovou a entrega das propostas da categoria por uma comissão de dirigentes nesta segunda-feira, 30 de maio, diretamente na presidência do Tribunal, com pedido de audiência para debater as demandas. As propostas vão ser adendadas às que foram protocoladas em reunião com a juíza auxiliar Marisa Cucio, no dia 12 deste mês.

No próximo dia 15 de junho, dia nacional de greve dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal em defesa da recomposição salarial emergencial de 19,99%, será realizado novo ato híbrido. A atividade será presencial, em frente ao TRF-3, com participação virtual dos colegas de todo o estado.

A manifestação vai cobrar o atendimento às demandas relativas ao teletrabalho, a revogação das compensações indevidas de horas que vêm sendo exigidas de quem não pode realizar atividades remotas durante o período em que as unidades judiciárias estiveram fechadas no auge da pandemia e a reposição parcial das perdas salariais (os 19,99% representam apenas a inflação acumulada no governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021).

Propostas para o teletrabalho com respeito

Desde o dia 5 de maio, quando foi disponibilizado um e-mail exclusivo para a categoria enviar propostas e sugestões sobre o teletrabalho em resposta à Resolução PRES TRF-3 514, o Sintrajud recebeu mais de uma centena de colaborações de servidores e servidoras. O debate na assembleia desta quarta durou cerca de três horas e os pontos foram analisados um a um pelos presentes.

No dia 12, foram protocoladas as primeiras oito medidas aprovadas em assembleia realizada durante o segundo ato híbrido da categoria em frente ao Tribunal (Leia aqui o documento protocolado). O documento com as novas propostas aprovadas está sendo finalizado pela diretoria do Sindicato e o deptº Jurídico para protocolo junto à presidência do TRF-3.