TRF/JF: Assembleia sobre o plano de saúde será no auditório do Tribunal

23/10/2018 - Luciana Araujo

Manifestação contra o reajuste abusivo do plano de saúde na Justiça Federal, em 2017 (crédito: Joca Duarte).

A diretoria geral do Tribunal Regional Federal da 3ª Região formalizou há pouco autorização de uso do auditório do Tribunal nesta quarta-feira (24 de outubro). Será realizada a assembleia setorial dos trabalhadores da Justiça Federal que vai discutir as tabelas do novo plano de saúde e propostas da categoria para assegurar o direito à prestação de assistência médica e hospitalar por parte da Administração. A atividade acontecerá entre as 14h e as 16 horas.

Na última quinta-feira (18) a presidente do TRF-3, desembargadora Therezinha Cazerta convidou o Sindicato a uma reunião – solicitada há meses – e apresentou um conjunto de tabelas de custeio do novo plano, cuja vigência terá início em 1º de dezembro. No entanto, não foi aberto espaço para diálogo com os servidores sobre os critérios de formulação da tabela. E o Tribunal iniciou o processo de adesões sem assegurar sequer a realização da videoconferência com a qual se comprometera durante o processo licitatório.

O Sindicato questionou a postura da Administração e convocou a assembleia desta quarta para debater com a categoria os procedimentos a serem adotados, além de orientar desde a última sexta-feira que nenhum servidor faça a adesão ao plano antes do debate coletivo (leia aqui a matéria publicada no dia 19/10). O prazo de adesão vai até o dia 8 de novembro.

O lote licitatório ao qual se referem as tabelas apresentadas pelo TRF atinge os servidores lotados na Capital e nos municípios de Barueri, Bragança Paulista, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Registro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Taubaté. Em relação ao interior, o Sindicato cobra que seja aberto o debate sobre a nova licitação, necessária depois que o certame ocorrido em junho restou deserto no lote que atenderia às cidades do interior do Estado e alguns municípios da Baixada Santista.