TRF/JF: Assembleia setorial debate mobilização contra retorno ao trabalho presencial

16/07/2020 - Shuellen Peixoto
Servidores debatem portaria que determina reabertura dos fóruns na Terceira Região; atividade acontecerá online na segunda-feira, 20 de julho, às 14h, pelo Zoom..

Os servidores do TRF e JF fazem assembleia virtual nesta segunda-feira, 20 de julho, a partir das 14 horas, para discutir a determinação de retorno ao trabalho presencial na Terceira Região. Sem diálogo com a categoria e com o Sindicato, o tribunal determinou o retorno gradual a partir do dia 27 de julho, num momento em que o número de casos e mortes em São Paulo seguem crescendo.

Link para participar da assembleia (inscrição para participar pode ser realizada previamente e a sala abrirá às 14h)

Link da lista de assinaturas (só estará disponível para preencher na hora da assembleia)

A diretoria do Sintrajud ressalta que não há condições sanitárias para um retorno ao trabalho presencial que garanta a saúde e segurança dos servidores. “Queremos conversar com os colegas para discutir a mobilização em defesa da nossa vida. O Tribunal não está considerando que temos setores inteiros com pessoas no grupo de risco, além da pressão e medo sobre os que não estão em grupo de risco diante das mais de 70 mil mortes no país”, afirmou Cláudia Vilapiano, diretora do Sintrajud e servidora da JF/Campinas.

A direção do Sintrajud solicitou ao grupo Covid-19 Brasil um parecer técnico sobre o Plano São Paulo, que tem sido aplicado no estado desde o dia 1 de junho. O documento aponta que entre 1º e 30 de junho o estado registrou 7148 óbitos de pessoas infectadas por coronavírus, e entre 17 de março e 31 de maio o número foi 7615. Ou seja, em um mês foi registrado quase o mesmo número de mortes do que ao longo de três meses.

“Sabemos da gravidade do momento, é uma questão de saúde pública, por isso acreditamos que o retorno ao trabalho presencial impõe riscos às vidas dos servidores”, destacou Luciana Carneiro, servidora do TRF e também diretora do Sintrajud.

O Sindicato solicitou audiências com a presidência do Tribunal e a Diretoria do Foro para debater os riscos de um retorno a atividades presenciais, mas ainda não há datas para as reuniões.

A assembleia terá a participação do economista Washington Moura, assessor do Sindicato, e do advogado César Lignelli, coordenador do departamento Jurídico. Com o trabalho remoto, o Tribunal teve gastos menores de recursos neste ano. O Sindicato cobra que essa economia seja revertida em mais verbas para a saúde da categoria, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os oficiais de justiça que seguem cumprindo suas funções externas sem as condições necessárias e reajuste do auxílio congelado há quase cinco anos.

Além do TRF, o TRE também determinou o retorno da categoria ao trabalho presencial para garantir o calendário eleitoral. Os servidores da Justiça Eleitoral vêm realizando assembleias virtuais e estão em estado de greve sanitária, exigindo a garantia de proteção à saúde para o trabalho de preparação das eleições municipais e o adiamento do expediente presencial até que exista segurança para deslocamentos, uso de transporte público e permanência em locais fechados.

Assembleia setorial do TRF/JF

Quando? Segunda-feira, 20 de julho, às 14 horas.

Onde? Plataforma Zoom

Pauta: Avaliação sobre retorno ao trabalho presencial durante a pandemia e orçamento para saúde.

Você pode baixar o Zoom clicando abaixo:
– para celular iPhone
– para celular Android
– para computadores

Orientamos que baixe o aplicativo com antecedência, se ainda não o tiver instalado em seu aparelho, para não atrasar sua entrada na assembleia. Caso encontre qualquer dificuldade, pode entrar em contato com o Sindicato pelo WhatsApp (11) 99128-5217 (basta clicar aqui).