TRF anuncia reajuste de até 47% no plano de saúde

18/07/2017 - Shuellen Peixoto

A Administração do TRF anunciou reajuste de até 47% na parcela paga pelos servidores no plano de saúde. O anúncio foi feito em uma reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira, 18, que contou com a participação de representantes da Administração, do Sintrajud e da Ajufesp.

Segundo a Administração, o reajuste será escalonado entre as faixas etárias e salariais. Quem tem até 18 anos, terá um reajuste de 20%, até 23 anos terá um aumento de 37% e as demais faixas etárias, terão reajuste de 47%. O aumento começa a vigorar a partir de agosto.

Durante a audiência, a Administração apresentou alguns dados numéricos relativos aos valores pagos a Amil (operadora do plano de saúde). Além disso, comunicou que não há previsão orçamentária de aumento da parcela paga pelo Tribunal por servidor.

O Sintrajud firmou posição contrária ao reajuste, e lembrou à Administração que em março deste ano, os servidores da Justiça Federal, TRF e JEF já tiveram um reajuste de 19% no plano de saúde. O economista Washington Luiz de Moura Lima, assessor do Sindicato, apresentou números que mostram que, em virtude da Emenda Constitucional 95, houve uma redução no orçamento da assistência médica em 2017, comparado com os números de 2016.  Uma das propostas apresentadas pelo Sindicato foi de pedir um crédito suplementar para assistência médica, o que é permitido mesmo com a EC 95 em vigor.

O Sindicato também propôs que a decisão sobre o reajuste fosse adiada para que os servidores pudessem ter acesso a proposta com antecedência. Não houve acordo da Administração, que considera o tema como definido, mas abriu possibilidade de renegociar caso haja uma nova proposta.

A discussão sobre o reajuste e as propostas do Sindicato serão pauta da assembleia setorial que acontece nesta quarta-feira, 19, às 14, no auditório do TRF. Na opinião dos representantes do Sintrajud, este reajuste é injusto e é preciso unir toda a categoria para lutar por mais verbas para a saúde.

A assembleia setorial contará com a presença do economista Washington Luiz de Moura Lima, que irá apresentar os estudos do orçamento do TRF-3 em 2017. O objetivo é lutar pelo aumento das verbas pra saúde dos servidores e garantir que os custos não recaiam apenas sobre a categoria.