TRF-3: Sindicato acompanha debate “Perspectivas de Gênero na Atividade Judicial” nesta 6ª

21/02/2019 - Shuellen Peixoto

Para marcar os debates sobre o papel da mulher e a desigualdade de gênero no Judiciário Federal, a Administração do TRF-3 realiza nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, a conferência sobre “Perspectivas de Gênero na Atividade Judicial”. O evento é aberto e terá a presença da conferencista britânica Helena Kennedy, diretora da International Bar Association’s Human Rights Institute – IBAHRI.

Na opinião da desembargadora Inês Virginia Prado Soares, uma das magistradas que tem impulsionado o debate sobre as desigualdades de gênero no TRF-3, a discussão que será feita na conferência é de suma importância para que se leve em consideração que, apesar de as mulheres serem maioria no corpo de servidores e magistrados na Terceira Região, ainda existe uma diferença de representatividade nos cargos de desembargadores e chefias.  “Não dá para se partir da existência de uma igualdade formal quando, na prática, há uma desigualdade, e é essa desigualdade que se discute quando debate a questão de gênero”, disse a desembargadora.

O Sintrajud vem tentando diálogo com a Administração do TRF e JF para, dentre outras pautas, construir uma campanha institucional conjunta contra a discriminação de gênero e o assédio sexual no âmbito da Terceira Região. O Sindicato solicitou assento à mesa de abertura da conferência, mas o pedido foi negado. “A presença de uma servidora nesta discussão seria imprescindível, pois nós [mulheres] somos 55% de servidores públicos no Brasil, somos nós quem realmente operacionalizamos o trabalho no Judiciário, MP e outros órgãos. No entanto, ainda somos minoria em cargos de chefia e seguimos tendo média salarial significativamente menor, isto é discriminação de gênero”, afirma  Fausta Fernandes, servidora aposentada da JF/Caraguatatuba e diretora do Sintrajud.

Conferência “Perspectivas de Gênero na Atividade Judicial”

Quando? Sexta-feira (22 de fevereiro), às 10h30.

Onde? No auditório do TRF-3, no 25º andar.