TRF-3 publica resolução com novas normas para o trabalho não presencial

01/02/2023 - Shuellen Peixoto
Resolução 565 está sendo analisada pelo Sindicato; normativa altera pontos da Resolução 514 e 530.

A presidência do TRF-3 baixou nesta terça-feira, 31 de janeiro, Resolução 565/2023, que altera as resoluções 514 e 530, que normatizam o trabalho não presencial na terceira Região.  A justificativa apresentada foi adequar a norma às modificações feitas pelo CNJ na Resolução 227/2016, que limitou a 30% o número de servidores em teletrabalho por unidade.

As modificações, que não foram debatidas previamente com a categoria, mais uma vez têm causado muitas dúvidas e insegurança aos servidores e servidoras, que temem os impactos na organização laboral nos seus locais de trabalho.

Na segunda-feira, 30 de janeiro, durante reunião da comissão de gestão do trabalho não presencial da Justiça Federal da 3a Região, a administração apresentou as modificações que pretendia realizar.  O Sindicato foi chamado para a reunião poucas horas antes de sua realização, e o texto não foi apresentado por escrito.

A diretoria do Sintrajud, junto com o departamento jurídico do Sindicato, está estudando os impactos da nova Resolução e buscando esclarecimentos sobre a implementação com a Administração do TRF. O Sindicato reivindica que não haja prejuízos à categoria e que a decisão do CNJ, mesmo contestada, autoriza o trabalho remoto ou híbrido, na forma de revezamento, independentemente do limite estabelecido ao teletrabalho ordinário.

Desde o princípio, o Sintrajud esteve à frente da organização da categoria no enfrentamento as resoluções que determinavam a retorno presencial sem respeitar as situações que foram estabelecidas ao longo da pandemia. Nacionalmente, o Sindicato está atuando perante o Conselho pela reversão da mudança na Resolução 227, preservando as condições estabelecidas e estabilidade dos regimes de trabalho.

Acompanhe mais informações aqui no nosso site.