TRE volta a recusar descanso pós-eleição aos servidores

27/10/2022 - Hélio Batista Barboza
Sintrajud havia pedido cancelamento do expediente no dia 31; diretora do Sindicato aponta falta de reconhecimento do trabalho para garantir o pleito

O TRE indeferiu o pedido do Sintrajud para dispensar os servidores do expediente no dia seguinte ao segundo turno das eleições, 31 de outubro.

Servidores do cartório de Parelheiros, na zona sul de SP, no trabalho de preparação do 1º turno (fotos: Jesus Carlos)

O Sindicato havia encaminhado requerimento em 30 de setembro à administração do Tribunal solicitando o cancelamento do expediente das segundas-feiras após o primeiro e o segundo turno. No dia seguinte ao primeiro turno, o TRE dispensou apenas o atendimento externo e o Sindicato aguardava resposta sobre a próxima segunda-feira.

“Historicamente, os dias seguintes às eleições são dias de expediente normal no TRE/SP, em virtude dos prazos processuais relativos ao calendário eleitoral e das atividades decorrentes do pleito”, alegou o TRE, no ofício em que respondeu ao requerimento do Sintrajud. O diretor-geral Claucio Corrêa reiterou a decisão em comunicado interno (Linha Direta).

A direção do Sintrajud lembra que a lei eleitoral é nacional e aponta que em vários regionais o dia seguinte à eleição é de ponto facultativo, deixando os servidores descansarem após o enorme esforço para garantir a realização das eleições.

Servidores do Tribunal e diretores do Sindicato têm criticado a postura autoritária da administração do TRE e a preocupação exclusiva com as metas, que não considera a sobrecarga de trabalho. Esse foi o tom de vários dos discursos no ato contra o assédio nos tribunais, realizado em frente à sede Miquelina na semana passada.

Urnas armazenadas no cartório de Parelheiros

Para a diretora do Sintrajud Cláudia Sperb, servidora aposentada do TRE, a administração “trata pessoas como números, máquinas”.

A dirigente observou que os servidores “carregam as eleições e estão fazendo seu trabalho vestindo a camisa do Eleitoral, numa eleição muito tensa e perigosa, sem a contrapartida sequer de reconhecimento da alta cúpula”.

O Sintrajud segue lutando também pelo pagamento integral das horas extras realizadas no período, outra grande preocupação dos servidores que constou do requerimento de 30 de setembro.

Nesta quinta-feira, 27, o Sindicato protocolou no Tribunal o requerimento com a pauta de reivindicações da categoria para o teletrabalho, aprovadas em assembleia setorial há duas semanas. A nova regulamentação do teletrabalho no TRE, estabelecida na Resolução 593, entra em vigor no dia 1º de novembro.