TRE: Setorial online nesta 6ª discute eleições municipais e expediente presencial

Assembleia terá início às 14h deste dia 26 de junho, por meio da plataforma Zoom; baixe o aplicativo e participe.

O Sintrajud realizará assembleia setorial em plataforma online dos servidores da Justiça Eleitoral. A atividade acontece nesta sexta-feira (26 de junho) a partir das 14 horas, por meio do Zoom – aplicativo para realização de reuniões virtuais.

Acesse aqui o link para participar da assembleia.

Está em discussão o adiamento das eleições municipais, por conta dos altos índices de contágio do novo coronavírus. No entanto, diante da pressão dos partidos da ordem e da postura adesista que a cúpula do Judiciário demonstra ao projeto econômico do governo federal, os servidores da Justiça Eleitoral têm sido pressionados a retomar atividades presenciais.

“É importante que o pessoal se reúna para debater esse momento que estamos vivendo do aumento dos casos de pessoas infectadas enquanto a administração cobra um calendário a ser cumprido. Defendemos que seja adiada essa volta do trabalho presencial, junto com o adiamento das eleições. Não é momento de voltar aos locais de trabalho agora”, ressalta Maurício Rezzani, servidor do TRE e diretor do Sintrajud.

As administrações já têm acionado servidores e isso só tende a aumentar, de modo que o calendário eleitoral tal como posto não pode resultar em um fato consumado que coloque em risco a vida de servidores, requisitados, terceirizados e da população em geral.

Os próprios dias de votação representam um grande risco, tendo em vista que não se pode usar álcool nas urnas eletrônicas, conforme vem sendo reiterado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Em todo o país serão mais de 100 milhões de pessoas manuseando os equipamentos ao longo dos dias dos pleitos, especialmente nas cidades acima de 200 mil habitantes, que têm segundo turno.

Para os trabalhadores da Justiça Eleitoral, no entanto, esse risco se estenderá por meses caso seja retomado o expediente presencial. Simulações nacionais do sistema de votação, recolhimento das urnas antigas (usadas em 2006 e 2008) para troca por novas unidades, carga e manutenção desses equipamentos, além da limpeza dos cartórios, são atividades que precisam ter o calendário adiado.

O estado de São Paulo vive um avanço crescente do contágio pela covid-19, com várias cidades que tinham promovido abertura – considerada pela direção do Sindicato irresponsável – tendo que voltar atrás após a explosão de casos registrados e mortes. Sorocaba, por exemplo, colapsou o sistema de atendimento em saúde, com ocupação de 100% dos leitos de UTI e fila de pacientes aguardando internação.

“As vidas das pessoas importam mais que a eleição, e o Tribunal tem que assumir sua responsabilidade”, ressalta Cláudia Sperb, ex-chefe de cartório e representante dos aposentados no Conselho de Base do Sintrajud.

Identificação dos participantes

Tendo em vista a necessidade de assegurar que todos os participantes da assembleia sejam servidores, preste atenção aos procedimentos necessários para participar.

É preciso baixar o aplicativo para smartphones e tablets ou a versão que permite o uso no computador de mesa e notebooks. A seguir, clique no link disponibilizado aqui. O programa abrirá uma tela para que você se identifique. Informe seu nome completo e o prédio onde trabalha ou se é aposentada/o (por exemplo: “José da Silva SEDE” ou “Maria da Silva APOSENTADA”). Daí você será autorizada ou autorizado pelo administrador da sala a ingressar na assembleia e terá sua participação garantida.

É importante fazer o procedimento de instalação do programa com antecedência.

Em caso de dúvida ou problema no momento da assembleia, entre em contato pelo WhatsApp (11) 99128-5217. Basta clicar aqui.

 

SERVIÇO:

Assembleia setorial da Justiça Eleitoral
Quando: 26 de junho (sexta-feira)
Horário: 14h
Onde: Plataforma Zoom

Pauta: Pandemia, eleições e a vida dos servidores

Baixe o aplicativo Zoom para celular iPhone ou Android ou para computadores

image_print