TRE: Servidores fazem ato público contra assédio nesta quinta, 20

18/10/2022 - Redação
Protesto acontece em frente ao TRE Miquelina a partir de 12h, e tem na pauta a luta por respeito, condições de trabalho dignas e contra a PEC 32.

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, às 12h, servidores e servidoras fazem uma manifestação em frente ao prédio sede do TRE (Rua Francisca Miquelina, 123) contra o assédio no Judiciário Federal.

O ato foi convocado como parte da campanha contra o assédio no trabalho, que ganhou notoriedade no TRE após a sindicância aberta pela Administração para investigar a servidora Raquel Morel Gonzaga, que integra a própria comissão de combate ao assédio do Tribunal. Além disso, a pauta também ganhou urgência depois da demissão da oficiala de justiça do TRF-3 Beatriz Massariol e das denúncias de assédio sexual contra o juiz trabalhista Marcos Scalércio.

Os servidores também protestam por melhores condições de trabalho no Tribunal, diante do excesso de carga de trabalho no período eleitoral. A diretoria do Sintrajud enviou requerimentos para cobrar da Administração do Tribunal a remuneração integral das horas extras, segurança dos trabalhadores e descanso do dia seguinte à eleição, até o momento não houve qualquer resposta do Tribunal.

A manifestação também terá na pauta a luta contra a PEC 32, que trata sobre a ‘reforma’ Administrativa do governo Jair Bolsonaro, que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) tenta votar ainda neste ano. Entre os impactos, a ‘reforma’ acaba com a estabilidade no emprego do funcionalismo, permite a redução de salários, reduz a contratação de servidores por meio de concurso público e abre caminho para terceirizações, privatizações e até esquemas de corrupção via ‘rachadinha’ – quando um trabalhador contratado por indicação política passa a repassar parte de seus salários a quem o indicou.

A direção do Sindicato convida todos os colegas para participar da manifestação e fortalecer a luta contra os retrocessos e em defesa dos direitos da categoria.