Transmissão ao vivo de quinta, 9/4, terá participação do sociólogo Ricardo Antunes


07/04/2020 - Luciana Araujo

Décima live produzida pelo Sindicato vai tratar dos impactos da nova realidade e das transformações no mundo do trabalho sobre a vida dos servidores, a organização como categoria e a luta por direitos, no Facebook, no YouTube e aqui no site, a partir das 11 horas.

A convite da diretoria do Sintrajud, o segundo bate-papo virtual desta semana terá a presença do professor Ricardo Antunes, titular da Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, para debater os desafios dos trabalhadores no período de pandemia. Também farão parte do debate os diretores do Sindicato Fabiano dos Santos e Inês Leal. O décimo encontro virtual do Sindicato com a categoria acontece nesta quinta-feira, 9 de abril, às 11 horas, nas páginas do Sindicato no FacebookYouTube e no próprio site.

Ricardo Antunes é uma das maiores autoridades internacionais nos estudos sobre o mundo do trabalho, ao qual se dedica desde a sua dissertação de mestrado, publicada como livro em 1988 sob o título A Rebeldia do Trabalho: greves no ABC Paulista de 1978/1980, pela Editoria Ensaio em parceria com a Unicamp. No Brasil, é considerado o principal autor sobre o tema, inspirando gerações de pesquisadores. Autor de mais de 30 livros e participante de inúmeras coletâneas, Antunes atualmente coordena a coleção ‘Mundo do Trabalho da editora Boitempo, por onde publicou seu último título – O privilégio da servidão (2019).

Na obra, o autor traz um um retrato da classe trabalhadora hoje, em suas principais tendências, as mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país – da redemocratização até o impeachment de Dilma Rousseff – e a explosão do novo “proletariado de serviços”, que atua nas ocupações digitais, no trabalho intermitente e na precarização. E discute como “terceirizações, desregulamentações e assédios parecem tornar-se mais a regra do que a exceção”.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM