Trabalhadores fazem protestos em diversas cidades no ‘Dia do Basta’

10/08/2018 - Shuellen Peixoto

Foto: Kit Gaion

Servidores públicos federais, estaduais e municipais, trabalhadores da iniciativa privada e aposentados de todo o país participaram das mobilizações do Dia do Basta, nesta sexta-feira (10 de agosto), convocado pelas centrais sindicais, contra os ataques dos governos e patrões. O dia teve protestos de rua e paralisações em diversas cidades do país, na luta pela defesa dos direitos trabalhistas, Previdência e contra o desemprego.

Na capital paulista, a manifestação reuniu centenas de pessoas na Avenida Paulista, em frente à Fiesp, na manhã desta sexta-feira. Além das pautas gerais, os manifestantes também reivindicaram a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela o orçamento do serviço público, e o fim das terceirizações.

Ato na Baixada (Arquivo Subsede Sintrajud).

Na Baixada Santista, os servidores do Judiciário Federal, junto com a Frente Sindical Classista, participaram da manifestação que aconteceu na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Os trabalhadores petroleiros atrasaram a entrada de turno em algumas horas e participaram do protesto.

As manifestações desta sexta-feira, 10, foram convocadas por todas as centrais, com o objetivo de retomar as lutas no segundo semestre. O Fórum dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo, que reúne categorias do funcionalismo da União e servidores estaduais, municipais e funcionários das estatais, participou da manifestação em São Paulo. A próxima reunião do Fórum está marcada para acontecer na terça-feira (18 de agosto). O objetivo é discutir os próximos passos da construção da unidade das categorias para lutar em defesa do serviço público.

Foto: Kit Gaion