Textos de contribuição sobre a lei do aborto

11/09/2018 - Shuellen Peixoto

Em meio à discussão que tramita no Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade de criminalizar mulheres que interrompem voluntariamente uma gravidez, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud deliberou abrir o debate na categoria. O tema tem levado a mobilizações em diversas cidades do país e do mundo, especialmente após iniciativas de propostas legislativas que fazem retroceder o ordenamento jurídico nacional ao período anterior ao Código Penal, de 1940.

O objetivo é, a partir do posicionamento da categoria, levantar os principais argumentos e aferir a opinião média entre as servidoras e servidores. A fim de subsidiar como o Sindicato deve se posicionar frente ao julgamento da Arguição por Descumprimento de Preceito Fundamental 442, que debate a constitucionalidade dos artigos 124 e 126 do Código Penal. Os dois estabelecem penas de um a quatro anos de prisão para a mulher ou quem nela realiza o aborto.

Por isso, o Sintrajud abriu no dia 31 de agosto uma nova Tribuna de Debates na categoria, com expressão dos posicionamentos favoráveis e contrários. Os primeiros textos de cada posicionamento estão sendo publicados na edição do Jornal do Judiciário 578. Também serão publicados no site textos de servidores sobre o tema que sejam enviados até o dia 26 de setembro para o email [email protected].

Matérias publicadas no site do Sindicato

STF conclui debates sobre descriminalizar ou não aborto

Fórum de servidores manifesta solidariedade à vida das mulheres

STF conclui debates sobre descriminalizar ou não aborto