Textos de contribuição para o Congresso do Sintrajud podem ser enviados até 25 de abril

24/04/2023 - Shuellen Peixoto
Teses e contribuições enviadas no prazo serão publicadas para todos os participantes do evento; confira as regras para envio.

Termina nesta terça-feira, 25 de abril, o prazo para envio de teses para o 9º Congresso do Sintrajud. Todo servidor e servidora pode enviar sua contribuição sobre os temas que serão debatidos durante o evento. Os textos enviados no prazo serão publicados para todos os participantes do Congresso.

As contribuições e teses serão apresentadas durante o Congresso e farão parte dos debates no evento. O objetivo é enriquecer as discussões e avançar nos debates sobre temas de interesse da categoria. Por isso, os textos devem ser sobre os temas que serão pautados no congresso: conjuntura geral, condições de trabalho e reorganização produtiva, desenvolvimento de carreira e política salarial, combate às opressões, balanço geral e organização sindical, além de plano de lutas e campanhas específicas.

Os textos devem ser enviados para o e-mail <[email protected]> e obedecer à seguinte normatização:

– As teses gerais, que abordem todo o temário do congresso, devem ter até 28 mil caracteres.

– As teses parciais devem ter até 7 mil caracteres. (Nos dois casos, contados os espaços e descontadas as assinaturas)

– Os textos devem ser enviados já revisados e com título, linha fina (resumo em até três linhas do conteúdo), subtítulos e assinaturas.

– Texto em formato Word (.doc ou .docx);

– Fonte ‘Times New Roman’, tamanho 12;

– Títulos em negrito, tamanho 20;

– Subtítulos em negrito, tamanho 16;

– Todos os parágrafos devem ser numerados e o espaçamento entre as linhas deve ser simples.

Não serão publicados textos que contenham manifestações racistas, machistas, homofóbicas, de intolerância religiosa ou outras vedadas pelos artigos 4º e 5º, inciso XLII da Constituição Federal e pela Lei 7716/89.

Sobre o Congresso

O 9º Congresso do Sintrajud acontece entre os dias 4 e 7 de maio em Atibaia, e é o momento da categoria definir os rumos da entidade e o plano de lutas para os próximos três anos.

O congresso acontece em meio a necessidade de reorganizar a categoria em defesa de direitos e dos serviços públicos. No Judiciário Federal, como resposta ao estrangulamento orçamentário, que foi aprofundado nos últimos anos pela Emenda Constitucional 95, o Conselho Nacional de Justiça e as administrações dos tribunais têm colocado em prática processos de reestruturações que, na prática, têm sido feitas sem diálogo com o conjunto da categoria e causado inseguranças e dúvidas.

Na avaliação da diretoria do Sintrajud, o aprofundamento do debate e a construção de um plano de lutas são essenciais para pressionar por reposição e criação de novos cargos vagos tribunais, condições de trabalho devidas e contra a precarização do serviço público.