Teatro encerra atividades do mês da Consciência Negra no Sindicato com Carolina de Jesus


02/12/2019 - Shuellen Peixoto

Foto: Jesus Carlos

 

Para encerrar a série de atividades em homenagem aos 21 dias ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e ao mês da Consciência Negra, a diretoria do Sintrajud realizou um happy hour na última sexta-feira, 29 de novembro, na sede do Sindicato.

A atividade teve apresentação do espetáculo ‘Luzeiro’, contracenado pelo grupo de teatro do Sindicato, o Erga Omnes. A peça é baseada na trajetória de Carolina de Jesus, autora do livro clássico “Quarto de Despejo”, entre outros.

“Este é um espetáculo de protesto contra esse governo racista e homofóbico que está aí, buscamos trazer um pouquinho de luz no meio dessa escuridão”, afirmou o diretor Jairo Maciel.

O grupo, formado por servidores da ativa e aposentados, completará 13 anos em março do ano que vem, com diversas oficinas teatrais e encenações nos fóruns do Judiciário Federal, em eventos do Sintrajud e de outros sindicatos. Além de já terem se apresentado em escolas, bibliotecas e espaços culturais da cidade, na região central e nas periferias da capital.

“O Erga Omnes não é um grupo de atores profissionais,  são pessoas que gostam de fazer teatro e, brincando, nós falamos de coisa séria, porque se não for para falar de liberdade e de uma sociedade mais justa, não tem porque fazermos teatro”, destacou Jairo.

Após a apresentação, os servidores tiveram um momento de confraternização.

O grupo de teatro do Sintrajud é aberto à participação da categoria, e aceita novos integrantes que queiram conhecer textos clássicos e produções independentes da dramaturgia e colocar em cena seu talento. Os interessados devem ser sindicalizados e fazer a inscrição no Departamento Sociocultural – por meio do telefone (11) 3222-5833 ou pelo e-mail [email protected], com o assunto “Oficina de Teatro”.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM