Solidariedade: Servidora aposentada do TRE-SP Assunta de Gaspari precisa de doação de sangue


06/12/2024 - Giselle Pereira
Não é necessário agendamento para doar e todo tipo sanguíneo é aceito; cada doação pode beneficiar até quatro pacientes e neste período bancos estão em baixa.

Assunta, de verde, vota durante o Encontro de Aposentados/as, em agosto (Fotos: Cláudio Cammarota).

O Sintrajud pede que os colegas que participem da campanha de doação de sangue à servidora aposentada do TRE São Paulo Assunta Maria de Gaspari.

A colega, ex-integrante do Conselho de Base como representante dos aposentados (2018-2021) e muito ativa nas lutas da categoria, está lutando contra um câncer já há mais de dois anos.

Há pouco menos de um mês, após participar do Encontro de Aposentados e Aposentadas do Sindicato, foi internada no HCor. E nesse momento precisa de transfusões de sangue. A colega não está recebendo visitas.

As doações devem ser feitas ao Banco de Sangue de São Paulo, informando o nome completo de Assunta. A unidade na capital fica na Rua Tomás Carvalhal, 711, no Bairro Paraíso. É possível doar em qualquer dia da semana, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 18h. O telefone para contato é (11) 99673-2481. O local conta com estacionamento gratuito.

Também é possível doar no Banco de Sangue do estado na cidade de Santo André, na Av. Dom Pedro II, 877 – Jardim (Próximo ao Pq. Celso Daniel). Lá o atendimento acontece de segunda a sábado 07h às 12h. Para contato, os telefones são: (11) 4434-8200 e (11) 96910-2488.

Querida pelos colegas do TRE e funcionários do Sintrajud, Assunta Maria sempre se colocou à disposição da luta. Agora precida da solidariedade e empatia coletiva. Cada doação pode atender às necessidades de até quatro pessoas e por isso o ato é também uma ação social.

Requisitos para doar

Para preservar a saúde do doador e garantir uma transfusão segura ao paciente, é necessário que o doador esteja com boa saúde, pese mais de 50kg e esteja alimentado, sem ingerir alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.

O doador ou a doadora precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização por escrito do responsável legal), não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não fumar duas horas antes do processo.

É necessário apresentar documento original ou digital com foto.

Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias; homens, a cada 60 dias.

Situações que impedem temporariamente a doação: tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing realizado há menos de 12 meses; gravidez e amamentação; herpes em atividade; alergia em crise (rinite, asma ou urticária); realização de endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia há menos de seis meses; cirurgia bariátrica ou transplante de córneas. Pessoas que tiveram Covid-19 precisam aguardar 10 dias após o término dos sintomas.

Assunta, à direita, durante o Encontro.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM