Solidariedade: Filho de servidora precisa de doação de sangue


07/06/2018 - Luciana Araujo

A servidora Joyce Moraes Ferreira Martins, da Justiça Federal na cidade de São Paulo, solicita doação de sangue para auxiliar no tratamento de seu filho de 11 anos, Pedro Moraes Ferreira Martins. A criança foi diagnosticada com aplasia medular – doença que gera a produção inadequada ou insuficiente de sangue.

O Hospital Infantil Darcy Vargas, onde Pedro realiza o tratamento que inclui transfusões periódicas, não tem banco de sangue e utiliza os estoques do Hospital das Clínicas. No entanto, como na maioria dos bancos de sangue do país, o HC necessita de doações. O governo do Estado de São Paulo informa que os estoques no Estado estão entre 30% e 40% abaixo da necessidade.

As doações devem ser feitas no Banco de Sangue do Hemocentro do Hospital das Clínicas, na capital paulista, nominais a Pedro, que necessita de sangue “O” Positivo (podendo receber também o tipo “O” Negativo).

Pessoas com outros tipos sanguíneos também podem doar, inclusive para ajudar na recomposição dos estoques do banco de sangue também podem faze-lo.

“Não há substituição para o sangue humano. E quando meu filho recebe transfusões é como se a doença sumisse. Ele volta a ficar corado, animado e brincalhão. Agradeço por toda nossa família e amigos”, relata Joyce.

Confira aqui as orientações da Fundação Pró-Sangue sobre os requisitos básicos para doação.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM