Solidariedade: Elisa Fragoso, filha de colega da JF, volta a precisar de doação de sangue

06/07/2021 - Luciana Araujo
Colega da JFAL e mãe da criança, Walewska Ferreira Campos, agradece a quem já doou e pede renovação da solidariedade da categoria.

A servidora da Justiça Federal em Alagoas Walewska Ferreira Campos volta a contar com a solidariedade da categoria à filha, Elisa Ferreira Campos Fragoso. Aos três meses de vida, a pequena Elisa foi diagnosticada com leucemia mielóide aguda, um câncer raro. Quando iniciou o tratamento, no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, o apoio de servidores do Judiciário Federal foi considerado de fundamental importância para a boa evolução do tratamento da criança. “Numa cidade onde a gente não conhecia ninguém, agradecemos muito a todos que doaram e divulgaram a campanha. Foi muito importante o apoio de vocês”, afirmou Walewska à época à reportagem do Sintrajud.

Naquele período, Elisa recebeu 34 bolsas de sangue e plaquetas, e 297 pessoas se mobilizaram para doar em nome da menina.

Em abril deste ano a menininha, que está com dois anos e 10 meses, recebeu uma nova medula. O procedimento deu certo, mas algumas intercorrências surgiram e trouxeram a necessidade de uma plasmaférese (tratamento semelhante à hemodiálise, que consiste na retirada do sangue da paciente para separação do plasma, que é filtrado para retirada de substâncias e posterior reposição). As doações visam contribuir para a recuperação de Elisa e repor o estoque do Banco de Sangue do Hospital Samaritano Higienópolis, onde agora a menina segue o tratamento.

A servidora está lotada 3ª Vara da Seção Judiciária Federal, em Maceió, Alagoas, mas periodicamente a família precisa passar um tempo em São Paulo para o tratamento de Elisa.

Serviço

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h, no banco de sangue do Hospital Samaritano (Rua Conselheiro Brotero, 1.486, Higienópolis – telefones: (11) 3821-5852/5853). O banco de sangue recebe doações de qualquer tipo sanguíneo e oferece estacionamento gratuito. Mais informações em uhhs.com.br. Embora as doações beneficiem todos os pacientes (uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas), é importante informar que a doação é realizada em nome de Elisa Ferreira Campos Fragoso, para fins de controle do hospital.