Sobre a última reunião do ano do Fórum de Carreira do CNJ: só haverá avanços com mobilização em 2025


18/12/2024 - Helcio Duarte Filho

Nada acontecerá sem um forte processo de mobilização da categoria sobre o STF. É o que afirma o servidor Fabiano dos Santos, da Coordenação-Geral da federação nacional (Fenajufe), ao relatar como foi a última reunião do ano do Fórum de discussão da Carreira do Conselho Nacional de Justiça, ocorrida nesta quarta (18), que tratou do Adicional de Qualificação.

Fabiano informa que o texto debatido na reunião anterior foi aprovado, sem alterações, com a acumulação dos adicionais de qualificação e novos percentuais até o limite de 30%. No entanto, a proposta terá que passar por sessão administrativa do Supremo Tribunal Federal, o que, de acordo com a Direção-Geral do órgão, só acontecerá depois que os demais tribunais sinalizarem haver recursos para implementá-la – algo que representantes das administrações já disseram não haver.

O servidor, que integra ainda a coordenação do coletivo LutaFenaufe, relata que a indisponibilidade orçamentária foi contestada pelos servidores e reitera o alerta: é preciso organizar, em 2025, a luta conjunta não apenas pelo AQ, como pela reestruturação de fato das carreiras, com base na proposta aprovada nas plenárias nacionais da federação.

Esta luta, diz, precisa unir todo mundo, toda a categoria. E buscar a aliança com outros setores, para, assim, pressionar o STF e as demais administrações e enfrentar o pacote fiscal restritivo do governo federal que ataca os serviços públicos e que está sendo votado no Congresso Nacional.

A preocupação com a necessidade de construir a mobilização ganha contornos mais fortes diante de um histórico de funcionamento do Fórum do CNJ sem resultados até agora favoráveis às pautas da categoria. Já são três anos e meio de funcionamento sem propostas encaminhadas e marcados por uma política de enrolação por parte das administrações.

 

Assista o vídeo de Fabiano dos Santos contando mais detalhes sobre a reunião:

 

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM