.

24/02/2010

Movimento Luta Fenajufe de São Paulo reúne seus delegados ao Congresso

Os delegados de São Paulo, que representarão a categoria no próximo Congresso da Fenajufe ? Congrejufe ? e que compõem o movimento Luta Fenajufe, se reuniram na sede do Sintrajud, no último sábado, debateram e definiram os principais temas a serem levados ao evento. Os delegados foram eleitos na assembleia geral, no TRE, em 12 de novembro.

Agendado para acontecer de 27 a 31 de março, em Fortaleza, o Congresso é a mais importante instância da Fenajufe, quando representantes de todo o país se reúnem para decidir os rumos das campanhas e das lutas da entidade e dos servidores de todo o país. Neste ano, o Congresso acontecerá em meio à luta pelo PCS-4 e contra o PLP 549/10 (antigo PLS 611), que congela o salário dos servidores públicos, por isso, parte dos debates e das resoluções terá que responder às necessidades de organização e mobilização da categoria nacionalmente.

Além disso, a luta pela jornada de 6 horas também estará na pauta da categoria. O diretor do Sintrajud e da Fenajufe Melqui tem atuado em Brasília para pressionar os parlamentares a aprovarem o quanto antes o PL do PCS-4, mas ele ressalta a importância da participação da categoria para que o projeto seja aprovado. ?É necessário que a categoria recomece as suas assembleias e retome a mobilização pela aprovação?, afirmou o dirigente.

No Congresso também haverá uma grande disputa contra o governismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), central sindical à qual a Fenajufe está filiada. Os delegados do Luta Fenajufe de SP irão propor que a federação saia da central e que se inicie o debate na base da categoria sobre os rumos da reorganização.

Na reunião, os delegados foram unânimes ao dizer que a CUT é o braço do governo federal no movimento sindical. ?Não podemos continuar dando o dinheiro da categoria para quem vai nos atacar, por isso vamos levar o debate sobre a desfiliação da CUT ao Congresso?, disse Ana Luiza Figueiredo, diretora do Sintrajud e servidora do TRF. Um dos mais recentes ataques do governo Lula contra os servidores, que conta com o apoio da CUT, é o imposto sindical, que representa o confisco de um dia de trabalho dos servidores com a intenção de atrelar os sindicatos ao governo.

Na opinião de Cléber Borges Aguiar, diretor do Sintrajud, a cobrança deste imposto será um meio de acabar com a autonomia do movimento sindical. Por isso, também vamos levar ao Congresso a luta contra ele?, enfatizou.

Crise econômica

Na reunião, foram apresentadas e debatidas três teses que vão subsidiar o debate no Congresso. Todas concordam que a crise econômica é grave, não passou e que o governo tenta jogá-la nas costas dos trabalhadores, com demissões e retirada de diretos. Para os delegados, o fato de o governo ter aprovado no Senado o PLS 611 (na Câmara como PLP 549/09) demonstra que Lula não está ao lado dos trabalhadores e sim, aplicando a mesma política econômica de FHC.

Democracia na Fenajufe

A Fenajufe é composta majoritariamente por um setor governista que, muitas vezes, impede as lutas da categoria. Mas é preciso lembrar que ela foi construída ao longo dos anos com esforço e dedicação para unificar as reivindicações e lutas dos servidores. Hoje, o problema está no desrespeito às decisões da categoria. Os delegados consideram fundamental que as instâncias democráticas da Fenajufe funcionem e sejam respeitadas.

Carreira e Assédio Moral

Os delegados de São Paulo saíram da reunião com a convicção de que somente o PCS não resolve os problemas da categoria e que é preciso retomar o debate sobre o Plano de Carreira. ?Foi fundamental indicar que o debate da carreira segue sendo assunto importante pra nós, para além da revisão salarial?, afirmou Leica Silva, diretora do Sintrajud e servidora do TRT.

O debate sobre carreira também será uma forma de se abordar o assédio moral, que a cada dia se torna mais comum no mundo do trabalho e no Judiciário. Avaliando a reunião, Leica destaca que o debate democrático é sempre positivo e defende: ?há a necessidade de os sindicatos e oposições do Luta Fenajufe se manterem unidos, ampliando o debate das diversas propostas para enfrentar os desafios que vêm pela frente e exigirão bastante de nós?.

Solidariedade ao Haiti

Na reunião de sábado, foi exibido um vídeo sobre a história do Haiti, suas lutas e as intervenções sofridas desde a independência do país no século XIX. Foi reforçado o chamado aos servidores a contribuírem com o Batay Ouvriey, uma organização irmã que está recebendo as doações feitas pela Conlutas e pelos sindicatos a ela filiados.

Quem quiser contribuir com a Campanha de Solidariedade ao Haiti, pode fazer o depósito em:

Favorecido: Coordenação Haiti
Agência: 4223-4
Conta: 8844-7

Cresce o movimento Luta Fenajufe

O movimento Luta Fenajufe reúne servidores e sindicatos do Judiciário Federal e do MPU de diversos estados do país. Tem por principal objetivo lutar pelo fortalecimento da federação nacional da categoria, a Fenajufe, através do resgate da sua tradição de luta e atuação de forma independente de governos, administrações e partidos. ?Este movimento nasceu da constatação de que os setores majoritários que dirigem a federação, ligados ao governo Lula, já não agem assim?, disse Cláudio Klein, diretor da Fenajufe, de base do Sintrajud e um dos coordenadores deste movimento.