.

24/02/2010

Sintrajud protocola requerimento sobre abono dos dias de greve no TRT-2

Nesta segunda, o Sintrajud protocolou no TRT da 2ª Região requerimento administrativo solicitando o abono dos dias parados na greve de 2009. Para o Sindicato, não existe motivo que justifique o indeferimento do pedido, já que o serviço represado durante o movimento já foi colocado em dia.

Em reunião com o presidente do TRT-2, desembargador Décio Daidone, na última quinta-feira, 18, os diretores do Sintrajud já solicitaram o abono dos dias. ?Os trabalhadores do tribunal têm responsabilidade e retornaram da greve num ritmo mais intenso para dar conta do trabalho?, sustentou Leica.

Além do serviço ter sido recuperado, a greve foi legítima, com prévias comunicações ao TRT e à população, convocações e assembleias regulares. ?Foi um movimento nacional, antes da greve tivemos um histórico longo, com moções, negociações e paralisações parciais, só fomos à greve como último recurso?, afirmou Inês de Castro, também diretora do Sindicato.

Segundo servidores, as horas extras do ano passado não foram pagas, mas ?anotadas e reservadas aguardando decisão do presidente sobre os dias de greve?. Para a diretora do Sintrajud, Ana Luiza Figueiredo, ?os servidores do TRT não podem ser punidos, a greve é um instrumento legítimo dos trabalhadores defenderem seus direitos?. A greve acabou no dia 3 de dezembro, não interferindo no atendimento à população, durante a Semana da Conciliação, sem prejuízo ao jurisdicionado. Vale lembrar, que o TRT-2 teve a Meta 2, imposta pelo CNJ, cumprida. Isso demonstra o valor dos servidores, que deram conta do grande volume de processos, trabalhando por dois, três, colocando em risco a sua saúde, ao mesmo tempo em que precisaram lutar para garantir um reajuste.

Greve vitoriosa

A greve pelo envio do projeto de reajuste salarial ao Congresso Nacional terminou no dia 3 de dezembro, depois que o STF aprovou o projeto. No dia 11 do mesmo mês, ele foi protocolado no Congresso Nacional e recebeu o número 6613, conhecido na categoria como PCS-4. Os servidores do Judiciário têm tradição de greve, já que os três Planos de Cargos e Salários anteriores foram conquistados com muita luta. Só no último PCS, foram quase 60 dias de greve.

Na ocasião, foi feita a reposição por serviço no TRT-2. ?Cada diretor de secretaria avisou a administração por e-mail quando o trabalho voltou à situação que estava antes da greve. Não se resolveu todo o atraso das secretarias, se resolveu o atraso causado pela greve?, explicou Leica. No requerimento, o Sintrajud solicita o pagamento imediato de todas as horas extras a que os servidores fazem jus.