SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

19/02/2010

Relator do Orçamento confirma apoio ao PCS-4

O relator-geral do Orçamento de 2010, deputado Geraldo Magela (PT-DF), recebeu na tarde de terça-feira (23), representantes de entidades dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, entre elas a Fenajufe e o Sintrajud. Na reunião, Magela confirmou seu apoio à aprovação dos projetos 6613/09 e 6697/09, que revisam os salários dos servidores do Judiciário e do MPU, e esclareceu algumas questões referentes às notas técnicas do ministério do Planejamento onde se afirma que ?não existe previsão para revisão remuneratória? para o orçamento de 2010, divulgada pelo jornal Valor Econômico de terça-feira (23).

Segundo Magela, entretanto, os projetos continuam em tramitação para serem aprovados este ano, mas ele explicou que com esta postura do Planejamento, será muito difícil o pagamento sair ainda em 2010.

Para o coordenador da Fenajufe e diretor do Sintrajud Antônio dos Anjos Melquíades, o Melqui, que esteve na reunião, apesar das dificuldades apontadas pelo parlamentar, a federação e os sindicatos continuam buscando contatos no STF, no Executivo e no Legislativo para resolver esse impasse em relação à questão orçamentária dos projetos. ?Na reunião, solicitamos que o parlamentar nos ajude nas negociações, uma vez que ele é o presidente da Comissão de Orçamento e integrante da base governista. Ele se comprometeu procurar a base aliada de imediato e inclusive, nos próximos dias, entrar em contato com a Secretária de Orçamento Federal, o Ministério do Planejamento, a Casa Civil e até o presidente da República?, informa Melqui.

O deputado ficou de agendar uma nova reunião o mais breve possível com os dirigentes sindicais.

Mobilização da categoria
Está claro que a aprovação do PCS-4 será bastante difícil. Além das gestões em Brasília, será preciso que a categoria comece a preparar as suas assembleias setoriais e iniciar a sua mobilização. Somente com a categoria mobilizada, demonstrando a sua força, é que a revisão salarial será aprovada.

Em relação às notas do ministério do Planejamento, Melqui afirma que segue com as articulações em Brasília e destaca a notícia do contingenciamento não deve desanimar os servidores, mas sim, incentivar a categoria a se mobilizar ainda mais: ?Isto não quer dizer que a gente não possa lutar e não consiga vencer?, concluiu.

Além da Fenajufe e do Sintrajud, também participaram da reunião representantes da Associação dos Servidores do MPF (ASMPF), do Sinasempu, da Associação dos Servidores do Setor de Transporte do MPF (ASSTTRA) e da ASMPF-RJ.

Com informações da Fenajufe e da ASMPF