links do site antigo do Sintrajud

14/12/2016

Brasileiros fazem ato em solidariedade ao povo sírio

Manifestação acontece nesta quarta, 14, às 17h, na Avenida Paulista

Nesta quarta-feira, 14, às 17h, na Avenida Paulista, acontece um ato em solidariedade ao povo sírio, que sofre com uma guerra que vem desde 2011 e teve um dos seus episódios mais violentos na segunda-feira, 12, quando as forças do regime de Bashar al Assad bombardearam fortemente a cidade de Aleppo.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU recebeu relatos de ao menos 82 civis mortos, dentre eles 11 mulheres e 13 crianças. Há também informes de que soldados invadiram casas e mataram indiscriminadamente as pessoas.

Estes são dados preliminares e oficiais. Segundo ativistas e organizações de direitos humanos, o número pode ser muito maior até o momento, e alarmante caso não haja corredor humanitário para a entrada de ajuda humanitária e suprimentos de emergência para cuidados médicos e alimentação.

Fábio Bosco, do setorial internacional da CSP-Conlutas e da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, esteve no ato contra a PEC 55, organizado pelo Sintrajud,  que aconteceu nesta terça, 13, no Fórum Ruy Barbosa. Fábio afirmou que mais de cem mil pessoas estão sitiadas e necessitam de apoio para manter a segurança local e evitar mais violações graves de direitos humanos. “Se não houver entrada de ajuda humanitária e presença de organizações de direitos humanos nesta região, se não cessarem o cerco, elas serão chacinadas pelas tropas terrestres. O exército sírio capturou 70 jovens e matou um a um”, relatou. Veja o vídeo aqui.

Mensagens de desespero

Civis sírios têm compartilhado nas redes sociais vídeos considerados por eles como as “últimas mensagens” por pedido de socorro e atenção internacional. E na verdade muitas destas manifestações podem, realmente, se tornar um último chamado por ajuda.

Há tweets com mensagens de adeus de sírios que desesperadamente pedem ajuda. O perfil de Bana Alabed, síria que relata o cotidiano na rede social, descreve o horror dos ataques. “Mensagem de adeus – pessoas estão morrendo desde ontem à noite. Eu estou impressionada de poder estar twitando agora e ainda estar viva”, escreveu.