.

30/11/2016

Após bombas contra estudantes e trabalhadores, Senado aprova PEC 55

Com galerias vazias e após a PM expulsar multidão do gramado do Congresso, senadores votam em 1º Turno PEC que "congela" serviços públicos por 20 anos

Galerias do Plenário vazias. Cerca de quatro horas antes, bombas de gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha lançados pela Polícia Militar expulsavam do gramado do Congresso Nacional milhares de manifestantes, boa parte deles estudantes. O relógio marcava 22h40min quando o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, anunciava o resultado da votação da PEC 55 (241): 61 votos a favor, 14 contrários.

Mais de 30 mil pessoas foram à manifestação ‘Ocupa Brasília’ contra a proposta de emenda constitucional que pode ‘congelar’ por 20 anos as despesas com serviços públicos, entre eles educação e saúde.  Servidores do Judiciário Federal e do Ministério público Federal participaram do protesto, assim como muitos servidores de outras áreas. Foram, no entanto, os estudantes que deram o tom do protesto, que desde a primeira concentração, ainda no Ministério da Educação, fazia muito barulho. Vários grupos levaram para a Esplanada dos Ministérios instrumentos de percussão. A reportagem avaliou o número de participantes em pelo menos 30 mil pessoas.

Violência

A repressão ao ato começou cerca de 20 minutos após os manifestantes chegarem ao Congresso Nacional. Muitas bombas de gás lacrimogênio foram lançadas e até a cavalaria foi acionada. A multidão foi forçada a recuar, primeiro até a Catedral, a cerca de 1,7 quilômetros do Congresso. Depois, após a segunda investida do Choque, por volta das 19h20, até as proximidades da Rodoviária. Revoltados com a violência policial, parte dos manifestantes atingiram as vidraças da entrada do Ministério da Educação. Dois carros foram incendiados e o veículo de uma TV, virado.

A ação da polícia deixou feridos por estilhaços de bombas e tiros de bala de borracha. Não há relatos, até o momento, de que haja casos mais graves. A notícia que circulou nas redes sociais de que um estudante universitário do Rio de Janeiro havia falecido não procede – o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino (Andes-SN) entrou em contato com hospitais e outros órgãos, além e outras entidades, e constatou a falsidade da informação.

Após a votação da PEC, senadores da oposição lamentaram o retrocesso histórico que, em suas palavras, representa a PEC 55. Lembram ainda que a proposta aprovada atinge ainda mais fortemente as camadas menos favorecidas da sociedade brasileira. Para o dia 13 de dezembro, está marcada a votação em segundo turno. Novas manifestações serão convocadas.