SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
links do site antigo do Sintrajud

Notícias do site antigo

26/11/2016

Servidores restabelecem rodízio na direção da Fenajufe

Plenária rejeita mudança aprovada pela diretoria da Federação e define regras para que seja aplicado

Os delegados à 20ª Plenária Extraordinária da Fenajufe aprovaram por ampla maioria de votos que o rodízio entre os integrantes de cada chapa na coordenação da federação voltará a vigorar. Tal medida, que era comum em outras gestões, foi retirada por uma decisão da reunião da diretoria da Fenajufe, em 7 de agosto.

A votação foi precedida de muita disputa e, em alguns momentos, muito tumulto, na plenária realizada ao final da tarde e início da noite da sexta-feira (25). O recurso dos sindicatos de Alagoas (Sindjus-AL), São Paulo (Sintrajud), Piauí (Sintrajufe-PI), Maranhão (Sintrajufe-MA), Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS), Mato Grosso (Sintra) e Mato Grosso do Sul (Sindijufe-MS) e Bahia (Sindjufe-BA) teve como objetivo democratizar a Federação, por meio do sistema de rodízio que contempla a participação dos integrantes da chapa com estabelecimento de regras e prazos claros.

Defesa

A diretora do Sintrajud Inês Leal destacou que são sete sindicatos de base que questionam a decisão da diretoria da Fenajufe. "Essa instância tem toda responsabilidade para decidir. A diretoria tomou a decisão que foi bastante insensível. Já fui uma diretora suplente e isso era possível”, disse.

O coordenador da Fenajufe Cristiano Moreira afirmou que quem decide são os servidores. "A [categoria] já revogou em outras plenárias a decisão da diretoria e pode fazer isso novamente", disse.

Regulamentação

A primeira votação foi sobre a admissibilidade do recurso. Os coordenadores da mesa fizeram a leitura das atas da reunião da Executiva. A tempestividade do recurso venceu por 71 contra 60 votos. Logo em seguida, após parte dos delegados que haviam perdido a votação anterior deixarem o plenário, o mérito do recurso sobre o rodízio foi aprovado por ampla maioria, aferida por contraste visual dos participantes na plenária.

Da mesma forma, a regulamentação foi aprovada com designação de prazo de um ano para o rodízio e com 30 dias de antecedência para apresentação dos nomes dos coordenadores ao rodízio. O prazo se inicia com a data da posse da diretoria. A cada 11 meses, as chapas poderão indicar os servidores que irão passar a compor a coordenação da Fenajufe.