SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
links do site antigo do Sintrajud

Notícias do site antigo

25/11/2016

Plenária da Fenajufe vai debater conjuntura para traçar plano de lutas

Evento ocorre em Brasília em meio à tentativa do governo Temer de aprovar retirada de direitos

A 20ª Plenária Extraordinária da Fenajufe, que ocorre em Brasília, debaterá a situação política e econômica do país para se posicionar sobre o governo Michel Temer e outras questões relacionadas à conjuntura nacional. Por maioria dos votos, os servidores que participam do evento decidiram que o tema ‘Conjuntura’ será inserido na pauta, o que não constava na programação proposta pela direção da Fenajufe. 

A plenária, iniciada na quinta-feira (24), dá continuidade ao debate e definição de resoluções do Congresso Nacional da Federação dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU, realizado entre 27 de abril e 1º de maio, em Florianópolis (SC). Até o final da tarde do segundo dia da atividade, já haviam sido credenciados 164 delegados e 50 observadores.

Resolução

A programação sem a inclusão do tema foi definida pela direção da Fenajufe, mas em um posicionamento que não teve acordo de parcela minoritária da diretoria da entidade, que integra o coletivo LutaFenajufe. A decisão de incluir o debate da situação do país sob o ponto de vista dos trabalhadores foi tomada após discursos favoráveis e contrários à proposta. O servidor José Rodrigues Costa Neto, da coordenação da Fenajufe, fez a defesa contrária à inclusão. Ele disse que “fazer qualquer alteração nos itens” é desrespeitar as deliberações do Congresso da categoria. 

O argumento foi contestado pelos servidores Tarcísio Ferreira e Ronald Fumagali, os dois do Judiciário Federal no Estado de São Paulo. Além de destacar a importância do tema, já que a conjuntura política mudou muito do Congresso para cá, eles observaram que a plenária tem que incluir na pauta o que foi definido em Florianópolis, mas está prevista a possibilidade de acrescentar temas que considere pertinentes e relevantes para a categoria. 

 “Temos obrigação política de atualizar o debate de conjuntura”, observou Tarcísio, ao ressaltar que as resoluções aprovadas no primeiro semestre já não dão conta das mudanças ocorridas no cenário político do país. “Cabe a essa plenária debater o que foi delegado pelo Congrejufe e outros itens que forem considerados [necessários]”, disse Ronald. “Se a gente não faz o debate de conjuntura, não faz o plano de lutas, para que serve estar aqui?”, indagou. “Temos que sair daqui com [resoluções] que nos coloquem na luta”, finalizou.

 A votação sinaliza, mais do que uma questão pontual, a compreensão por parte da maioria dos participantes de que a conjuntura nacional e a política do governo influenciam diretamente a vida dos trabalhadores do setor e que, portanto, devem ser consideradas na tomada de decisões sobre prioridades de luta e de atuação sindical. 




Voltar