.

21/10/2016

Servidores do JEF e JF Campinas discutem PEC 241

Palestra de Washington Moura Lima, assessor econômico do Sintrajud, mostrou que os ataques têm como objetivo acabar ou reduzir ao mínimo todos os serviços públicos

Servidores do JEF Campinas (foto á esquerda) e sevidores da JF Campinas em palestra sobre os impastos da PEC 241

Os servidores do JEF e JF Campinas realizaram na tarde desta quinta-feira, 20, uma atividade para discutir a PEC 241. Eles assistiram separadamente às palestras do assessor do Sintrajud, Washington Moura Lima, que abordou nos dois locais os impactos da Proposta de Emenda Constitucional. Em seguida, os servidores de cada tribunal realizaram assembleias setoriais para elaborar planos de luta e resistência aos ataques.

Os servidores decidiram que lutarão em conjunto. Definiram que participarão da assembleia que será realizada neste sábado, 22, para discutir estratégias de resistência aos ataques do governo e eleger os delegados para a 20ª Plenária da Fenajufe. Seguirão o calendário de luta definido na assembleia e realizarão as atividades conjuntamente a fim de ampliar a resistência.

O desastre da PEC 241

As tabelas apresentadas pelo economista durante a palestra demonstraram que os gastos do orçamento prevêem redução nas contas primárias, como educação, saúde e até a Justiça, mas poupa a metade do orçamento destinada as despesas financeiras, que são os serviços da dívida pública. Isso sob a justificativa de ser necessária a adequação das contas da União e dos Estados. Com isso, a PEC abre as portas para uma série de retirada de direitos dos servidores públicos do Judiciário e de outras áreas.

O impacto na educação, por exemplo, significa uma redução de cerca de 70% nos gastos. O economista esclareceu que, em linhas gerais, a PEC significa menos saúde, menos educação, fim do serviço público e lucro garantido aos agentes financeiros, bancos nacionais e internacionais e aos grandes investidores.

A palestra de Washington mostrou que os ataques têm como objetivo acabar ou reduzir ao mínimo todos os serviços públicos, o que significa desemprego na área pública, pois a PEC prevê dispensa de servidores.