SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
links do site antigo do Sintrajud

Notícias do site antigo

5/10/2016

Diagnóstico precoce diante da PEC 241 é a melhor maneira de combater o câncer de mama

Sintrajud lembra servidoras da categoria sobre necessidade de fazer parte da Campanha Outubro Rosa

Desde a década de 1990, o mês de outubro é dedicado a ampliar a conscientização sobre o combate ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa conta com ações de conscientização que visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento facilitando, assim, o enfrentamento dessa doença.

O câncer de mama representa hoje um grave problema de saúde pública, principalmente no ocidente aonde vem apresentando incidência crescente com altas taxas de mortalidade. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

A estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) em 2016 é de 57.960 novos casos. A ocorrência destes casos tem prevalência na região Sudeste (54% dos casos). O Município de São Paulo deve ser responsável por aproximadamente 6.000 casos novos ano. Verifica-se um aumento gradativo na incidência de casos de câncer de mama, principalmente nas mulheres acima dos 50 anos (77,5%), caracterizando a idade avançada como um fator de risco em relação a prognóstico de sobrevida.

Por isso, para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Para diretora do Sindicato e servidora da JT/Cubatão, Lynira Sardinha, a agilidade na realização do exame é essencial, no entanto a realidade de grande parte das mulheres é enfrentar filas e esperar meses para conseguir realizar o exame. “Nunca tivemos um sistema público de saúde capaz de atender a população como preconiza a constituição, portanto, as mulheres fazem parte desse descaso com a saúde que pode piorar, pois com a PEC 241 o governo pretende retirar da saúde pública R$12 bi só em 2017”, afirmou. “Campanhas são de grande importância, mas o fundamental é que todas as mulheres possam realizar seus exames sem enfrentar fila”, finalizou.

O Sintrajud convida todas as servidoras da categoria a fazer parte da campanha, e orienta: marque uma consulta com seu médico e revise seu acompanhamento periodicamente.