SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

09/03/2010

Sintrajud apresenta reivindicações à administração do TRE

Nesta segunda, 8/3, o Sintrajud foi recebido pela diretora-geral do TRE, Jade Prometti, e o juiz assessor da presidência, Marco Vargas. Na reunião, o Sindicato apresentou as reivindicações dos servidores do Eleitoral. De acordo com a diretora do Sintrajud Maria Cecília, a reunião foi muito positiva. ?Eles se mostraram dispostos a conversar sobre os problemas?, disse.

Entre as reivindicações levadas à administração do tribunal está o pagamento das horas extras desde 2005, que ainda estão em haver. O Sindicato pediu que o pagamento fosse efetuado em pecúnia ou por descanso, conforme a vontade do servidor. ?As escolas aumentaram muito neste ano e há servidores endividados?, afirmou Cecília, que também solicitou o pagamento imediato dos passivos. Sobre as dívidas do tribunal com os servidores, eles disseram que irão estudar e que haveria uma medida do TSE orientando o pagamento dos juros dos 11, 98% em quatro anos com quatro parcelas.

O Sintrajud cobrou ainda melhores condições de trabalho em todos os prédios, inclusive, no prédio da Dr. Falcão. Em funcionamento desde 2007, até hoje o ar condicionado não funciona. Os representantes do tribunal disseram na reunião que a Eletropaulo não adequou a capacidade energética do prédio e isso seria a causa do ar condicionado não estar funcionando.

Outra solicitação foi em relação à acessibilidade. O TSE tem feito publicidade sobre o tema, mas de acordo com Cecília, está orientado mais para o público e não para o funcionário. Foi pedido que o prédio da Dr. Falcão seja adaptado, com instalação de rampa de acesso, e que os cartórios que ainda não estão, sejam o quanto antes. Segundo Cecília, o tribunal informou que o fato de alguns cartórios funcionarem em prédios alugados dificulta as reformas.

A jornada de seis horas sem redução de salários também foi reivindicada, pelos benefícios que traria aos servidores e ao atendimento jurisdicional, com possíveis dois turnos. De acordo com Cecília, foi levantada a ameaça da Resolução 88 do Conselho Nacional de Justiça. Por isso, a resolução deve ser combatida pelos servidores.

Cecília informa que foi solicitado que as respostas às reivindicações sejam encaminhadas ao Sindicato o mais rápido possível. O Sintrajud continuará acompanhando e cobrando todas as questões levantadas na reunião. Uma pauta de reivindicações foi entregue ao juiz e à diretora-geral.

Além da diretora Cecília, participaram da reunião a advogada do Sindicato Eliana Villela e uma servidora da base.