.

21/9/2016

Centrais convocam atos nesta 5ª contra projetos do governo Temer

Sintrajud participa de manifestação em frente à Fiesp, às 10h; trabalhadores fazem paralisação nacional no dia 29

O Sintrajud participa nesta quinta-feira, 22, de uma grande mobilização nacional convocada por centrais sindicais contra o governo Temer, o ajuste fiscal, a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. Em São Paulo, os trabalhadores vão se concentrar a partir das 10h em frente à Fiesp, na Avenida Paulista, e entregar à população um documento com suas reivindicações.

Os atos são organizados pela centrais CSP-Conlutas, Intersindical, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, CGTB e NCST. Para a CSP-Conlutas, as atividades também fazem parte de uma agenda de luta dos trabalhadores que inclui paralisação nacional de diversas categorias no dia 29.

“A mobilização nacional fortalece campanhas salariais de categorias importantes, como bancários – que estão em greve -, metalúrgicos e petroleiros, para além das pautas de suas reivindicações específicas”, diz uma nota da CSP-Conlutas. Os metalúrgicos já marcaram para o dia 29 uma paralisação nacional.

Já os servidores públicos agrupados no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reafirmaram em sua última reunião ampliada a decisão de participar dessas atividades e ajudar na construção de uma luta unificada contra os projetos do governo Temer que ameaçam direitos trabalhistas e previdenciários.

As mobilizações nos dias 22 e 29 – com atos públicos, paralisações, panfletagens e outras atividades – têm ainda o objetivo de ajudar a preparar o caminho para uma greve geral, envolvendo servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada e movimentos sociais.