SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

19/9/2016

Candidatas apresentam propostas em debate no Sindicato

Tradição no Sintrajud, evento reuniu servidoras que disputam as eleições para a Câmara Municipal

Com duração de uma hora e meia, o debate entre os servidores candidatos à Câmara Municipal foi uma oportunidade para a apresentação das propostas e dos motivos que os levam à disputa eleitoral. O debate, uma tradição no Sintrajud, foi mediado pelo jornalista Hélcio Lourenço Duarte.

O evento ocorreu no auditório do Sindicato e contou com a participação de três servidoras que lançaram candidatura para a câmara municipal de São Paulo. O debate abriu espaço para as candidatas que estiveram presentes abordarem questões como a reforma política, a participação da mulher na política, mobilização em defesa dos direitos do servidor público, pagamento da dívida pública, entre outros.

Akiko Akiyama, aposentada do TRT-2 - Candidata a vereadora em São Paulo pelo PSOL - 50900

Não adianta ficarmos discutindo política entre quatro paredes e não levarmos para a sociedade. Se nós quisermos melhorar a política do país temos que começar a levar para a sociedade o que é política, quais os direitos e obrigações. Temos que enxergar a sociedade, não só minha casa ou minha família, mas como um conjunto. Se a sociedade participar e começar a cobrar dos políticos que eles mostrem a realidade financeira do município ou do estado, haverá mudanças na sociedade.

Ana Luiza, servidora do TRF-3 - Candidata a vereadora em São Paulo pelo PSTU - 16016

O impeachment passa claramente como farsa, trocou-se seis por meia dúzia. Dilma era presidente, Temer seu vice; são, portanto, parte de uma mesma política. Hoje temos um governo que pretende não só manter as propostas de corte de direitos que Dilma já vinha impondo para todos nós, mas aprofundar. O que temos que fazer é uma forte mobilização para colocar para fora o Temer e todos aqueles que no Congresso Nacional querem tirar nossos direitos e ter eleições gerais, com novas regras, em todos os níveis imediatamente.

Rosália Gomes, servidora do TRF-3 - Candidata a vereadora em São Paulo pelo PV – 43009

Apenas 11% das mulheres estão nas nossas casas parlamentares, esses 30% de cota [estabelecidos por lei] é um pequeno passo, mas já é um passo, efetivamente eu acho que não vai resolver o problema das mulheres estarem fora da política, mas é um primeiro passo. A revolução passa por nós mulheres cada vez mais entrarmos na política, acho que a revolução e a transformação está nas mãos das mulheres que precisam acreditar nas outras mulheres ao invés de ser rivais e votar nelas, acreditar que nós podemos representá-las.

Candidatos da categroria que não participaram do debate

Renato Zucoloto, servidor da JF - Candidato a vereador Ribeirão Preto pelo PP, 11660

Sou servidor da Justiça Federal de Ribeirão Preto desde sua instalação, em 1987, e durante todo esse tempo procurei valorizar e lutar pela nossa carreira. Junto com os colegas, fundamos nossa associação de servidores, que participou ativamente de todos os movimentos da categoria e, em especial, pela derrubada do veto 26, o maior até hoje organizado por uma categoria de base para a defesa de nossos direitos. No Legislativo vou honrar os servidores e ser a nossa voz na defesa do direito não só dos servidores, mas de toda a população.

Luis Fabiano da Silva, servidor da JT - Candidato a vereador em Campinas pelo PSOL – 50777

Quero desenvolver uma cultura que aproxime o cidadão das ações e decisões do governo. Acredito que somente alcançaremos, dentro de uma lógica possível, uma sociedade mais igualitária, quando o foco for maior em mudanças nas estruturas e e menos em pessoas. Propostas: Vereadores fora de seus gabinetes. Fiscalização imparcial. Uso de ferramentas como a Internet para tornar as ações mais horizontais, transparentes e efetivamente democráticas. Discussão viabilidade Trens VLT (Veí- culo Leve sobre Trilhos). Esporte como um agente transformador.