.

16/9/2016

Servidores da JT debatem construção da mobilização contra ajuste fiscal

Café da Manhã no Fórum Ruy Barbosa nesta sexta-feira, 16, encaminhou a confecção de materiais sobre o tema e a participação nas mobilizações do dia 29

Servidores do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa participaram do café da manhã, organizado pelo Sintrajud, nesta sexta-feira, 16, e discutiram os próximos passos da luta contra o ajuste fiscal, os cortes no orçamento da Justiça Trabalhista e as reformas trabalhista e previdenciária.

Durante o debate, os servidores destacaram que ainda há muita dúvida entre o conjunto da categoria sobre o que irá significar em curto e médio prazo as propostas de ajuste fiscal e reformas, encaminhadas ainda pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e que vem sendo implementadas e aprofundadas pelo Governo de Michel Temer (PMDB).  Por isso, os servidores encaminharam a construção de materiais explicativos sobre ajuste fiscal e reformas trabalhista e da previdência, que possam servir de subsídio para discussão sobre o tema na categoria.

“A reforma trabalhista é parte do mesmo pacote do ajuste fiscal que tem sido aplicado no mundo todo retirando direitos dos trabalhadores do serviço público e privado, rebaixado salários e condições de trabalho”, destacou a servidora da JT e diretora do Sintrajud, Inês Leal. “O problema é que ele é apresentado pelos governos e pela mídia como inevitável ou até mesmo como se fosse vantajoso para o trabalhador, por isso nesse momento se faz necessário um amplo debate sobre o tema”, finalizou.

Os servidores também encaminharam a participação dos atos que serão construídos no dia 29 de setembro, Dia Nacional de Paralisação contra a retirada de direitos, convocado pelos metalúrgicos e diversas centrais sindicais, como CSP Conlutas, CUT e CTB. O Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais também aprovou a participação na construção do dia.

Happy Hour

Para comemorar o dia do Servidor Público, os participantes do Café da Manhã encaminharam a proposta de construção de mais um Happy Hour, a exemplo da festa feita em agosto para comemoração da aprovação da Lei 13.317/2016, que trata da reposição salarial da categoria.

A ideia é reunir a categoria em um ambiente de descontração e diversão. A proposta é fazer o Happy Hour no dia 21 de outubro.