links do site antigo do Sintrajud

14/9/2016

Mobilização unificada fecha semana da Jornada de Lutas

Dia de protestos nesta quinta, 15, será contra retirada de direitos e ajuste fiscal de Temer

A CSP-Conlutas, central a que o Sintrajud é filiado, está convocando um dia nacional de paralisações e manifestações pelo país nesta quinta-feira, 15 de setembro, a fim de construir um processo de resistência contra a retirada de direitos e o ajuste fiscal promovidos pelo governo Temer. Em São Paulo, haverá um ato com concentração no vão livre do Masp a partir das 15h.

O dia de protestos completa a Jornada de Lutas que se iniciou na segunda-feira, 12, e que aponta para a construção de uma greve geral. Na terça-feira, servidores públicos, estudantes e integrantes dos movimentos sociais fizeram na Esplanada dos Ministérios uma marcha com mais de 10 mil pessoas para protestar contra projetos do governo que ameaçam os serviços públicos, como o PLP 257, a PEC 241 e as reformas trabalhista e da Previdência.

As manifestações serão reforçadas pelas campanhas salariais em andamento de categorias que reúnem grande número de trabalhadores.

Os bancários estão em greve desde o dia 6 e aprovaram em assembleia a participação no ato desta quinta-feira na Avenida Paulista. Os trabalhadores dos Correios têm indicativo de greve com início também nesta quinta-feira e devem votar em assembleia a participação no ato.

Os metalúrgicos da base da CSP-Conlutas aprovaram a participação da categoria nos protestos do dia 15 como parte de sua campanha salarial. Já os petroleiros seguem um calendário de mobilização que prevê assembleias de base até esta quinta-feira, a fim de ratificar a pauta e autorizar a Federação Nacional dos Petroleiros a negociar o novo acordo coletivo.

Plenária das entidades dos servidores federais realizada nesta quarta-feira em Brasília aprovou um plano de ação da categoria. Entre as datas de mobilização para as próximas semanas, os servidores aprovaram o dia 29 de setembro, quando a categoria deve reforçar a paralisação marcada pelos metalúrgicos, e o dia 22, quando estão programados atos de diversas categorias pelo país. A plenária aprovou ainda a participação dos servidores no esforço para a construção de uma greve geral em outubro.