SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

13/9/2016

Marcha de servidores reúne milhares em Brasília contra PEC 241 e PLP 257

Ato nacional no DF reuniu de 12 mil a 15 mil pessoas, na mais expressiva mobilização conjunta contra os projetos que ameaçam serviços públicos

Servidores públicos, estudantes e integrantes dos movimentos sociais promoveram, no final da manhã e tarde desta terça-feira (13), a mais expressiva manifestação dede o início da luta contra os projetos que ameaçam estrangular os serviços públicos e as políticas sociais, com o congelamento do orçamento da União e dos estados.

Pelo menos 12 mil manifestantes ocuparam todas as faixas da avenida da Esplanada dos Ministérios no sentido Congresso – há estimativas que apontam a presença de 15 mil pessoas. Estavam representadas dezenas de categorias do funcionalismo público dos mais variados estados e regiões do país. As presenças de estudantes e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) também foram marcantes. Servidores do Judiciário Federal e do MPU participaram do ato.

O protesto é parte da jornada de mobilizações do funcionalismo que acontece de 12 a 14 de setembro em Brasília e nos estados, tendo como eixos centrais o combate à PEC 241 e ao PLP 257. Os dois projetos ‘congelam’ o orçamento dos serviços públicos, enquanto mantém os cofres abertos para gastos com juros e amortizações das dívidas públicas, pagos a bancos e a outros agentes do mercado financeiro.

É a primeira iniciativa do funcionalismo com essa abrangência no ano, unindo diferentes setores do movimento político-sindical – o ato foi convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fosasefe), com a participação de várias centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas, a Intersindical, a CUT, a CTB e a Nova Central.

‘Fora Temer’

A manifestação foi marcada por críticas ao governo de Michel Temer e referências à cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ocorrida na noite de segunda-feira (12). Faixas, adesivos e bandeiras com a frase “Fora Temer” estavam espalhadas por toda a extensão da passeata.

A marcha começou por volta das 11h30, quando os caravaneiros deixaram o acampamento, montado quase na altura da Catedral de Brasília, e saíram em caminhada rumo ao Congresso Nacional, local no qual pararam por cerca de 30 minutos. Debaixo de um Sol forte e duro, os manifestantes seguiram até o Ministério da Fazenda, cujas portas estavam cerradas com tapumes e guardadas por policiais militares. Por volta das 13h45 o ato foi encerrado.

Os servidores voltam a se reunir na quarta-feira (14), pela manhã, quando realizam reunião ampliada do Fonasefe para debater a construção de novas manifestações e de uma greve geral do funcionalismo e do conjunto da classe trabalhadora brasileira. O encontro ocorrerá sob a tenda montada no canteiro da Esplanada dos Ministérios.