SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

13/9/2016

À luz de velas, ato inicia jornada em Brasília na noite do Fora Cunha

Servidores fazem passeata em defesa de direitos e contra projetos que "congelam" serviços públicos na véspera da marcha nacional a Brasília

Servidores públicos federais iniciaram com passeata até o Congresso, na noite de segunda-feira (12), a jornada nacional de três dias de protestos em Brasília contra projetos que retiram direitos e podem inviabilizar o funcionamento dos serviços públicos. O protesto transcorreu poucas horas antes de o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ter o seu mandato de deputado cassado por quebra de decoro.

A caminhada percorreu a Esplanada dos Ministérios e terminou no gramado do Congresso. “Fora Temer” e “Fora Cunha” foram algumas das bandeiras levadas ao ato. Na Câmara, por volta das 23h45min, o ex-presidente da casa teve o seu mandato cassado por 450 votos a dez.

Os servidores partiram do acampamento montado próximo à Catedral. No caminho, juntaram-se a manifestantes convocados por centrais sindicais para um ato contra o ainda deputado Eduardo Cunha e o presidente Michel Temer (PMDB). Trabalhadores do Judiciário Federal participaram da atividade.

Os servidores se mantiveram em uma coluna destacada durante toda a caminhada. A categoria defende o arquivamento dos projetos que congelam os orçamentos dos serviços públicos (PLP 257 e a PEC 241) e contesta as reformas já anunciadas pelo governo Temer que eliminam direitos previdenciários e trabalhistas. No gramado do Congresso, os trabalhadores usaram as velas acesas para ‘escrever’ as palavras “Fora Temer”.

Participantes do ato avaliam que cerca de dois mil servidores estiveram na atividade. Ao todo, algo entre quatro e cinco mil pessoas teriam aderido ao protesto. O ato desta segunda (12) de certo modo foi um "aquecimento" para a marcha programada para a terça-feira (13), quando mais delegações – inclusive das esferas estaduais e municipais – devem chegar à capital federal.

A manifestação desta terça será a primeira marcha nacional do funcionalismo em Brasília desde que o presidente Michel Temer foi efetivado no cargo. A convocação é do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, sendo que movimentos sociais e estudantis abraçaram a iniciativa. A concentração para o ato está marcada para as 10 horas, na Catedral.