links do site antigo do Sintrajud

9/9/2016

Sintrajud abraça a campanha Setembro Amarelo para discutir a prevenção ao suicídio

Proposta é aprofundamento nesta temática durante todo o mês de setembro para contribuir para prevenção

O Sintrajud está abraçando o Setembro Amarelo, uma campanha que começou em 2014, por iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), o Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta promover ações voltadas à conscientização e prevenção ao suicídio. O psicólogo do Sindicato, Daniel Luca, vai contribuir para realização desse projeto.

Ocorre em formato semelhante ao Outubro Rosa (voltado para o câncer de mama) e o Novembro Azul (que prioriza a saúde do homem). Mundialmente a Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio estimula a adoção do dia 10 de Setembro como uma data para abordar esta temática e debater seriamente sobre o assunto.

No Brasil, em 2012, foram registrados 11.821 casos de suicídio, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). E m 2015, foram 800 mil casos no mundo e estima-se que para cada caso fatal tenham havido 20 tentativas fracassadas.

E essa é uma tragédia que infelizmente é muito próxima do servidor do Judiciário Federal. No prédio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, os servidores conviveram com quatro suicídios nos últimos dois anos, uma média de um a cada seis meses. O último foi ainda mais traumático por ter ter sido praticado por um homem de apenas 41 anos, que pulou com o filho de quatro anos.

Maior causa entre os jovens

Em âmbito global, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos. O suicídio é um enorme problema mundial de saúde pública, mas que é pouco abordado, por isso, é fundamental que se fale mais sobre o tema e de forma séria e responsável para buscar diminuir o número de ocorrências.

O conselho Federal de medicina e a associação brasileira de psiquiatria apontam que, dos brasileiros, 17% pensaram em tirar a própria vida pelo menos uma vez, 5% planejaram o ato e 1% chegou a ser atendido em prontos-socorros.

Os dados são alarmantes e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 90% dos casos fatais poderiam ter sido evitados. Por isso, é fundamental que façamos de setembro um mês em que o assunto seja efetivamente discutido e aprofundado, que sejam divulgados os serviços de acolhimento e tratamento aos que precisam, que as pessoas e instituições consigam estar mais preparadas para lidar com a questão, estando aptas a auxiliar na prevenção.

Buscando contribuir com esta campanha, o Sintrajud irá publicar matérias e artigos sobre o tema durante o mês de setembro e convida a todos a se aprofundar nesta temática e contribuir com a divulgação das informações.